Prefeitura de Juazeiro inicia primeira etapa do Censo Escolar 2021

Início Prefeitura de Juazeiro inicia primeira etapa do Censo Escolar 2021

Prefeitura de Juazeiro inicia primeira etapa do Censo Escolar 2021

Autor: Comunicação

Prefeitura de Juazeiro inicia primeira etapa do Censo Escolar 2021

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), iniciou nesta segunda-feira (05) a primeira etapa do Censo Escolar 2021, referente à Matrícula Inicial. O procedimento corresponde à inserção de dados relativos às escolas, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula, no Sistema Educacenso, do governo Federal. A realização […]

05/07/2021 16h02 Atualizado há 2 anos atrás

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), iniciou nesta segunda-feira (05) a primeira etapa do Censo Escolar 2021, referente à Matrícula Inicial. O procedimento corresponde à inserção de dados relativos às escolas, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula, no Sistema Educacenso, do governo Federal. A realização da primeira etapa segue até o dia 5 de agosto.

Nessa fase participam os secretários escolares e técnicos do setor de Inspeção da Seduc, que respondem formulários eletrônicos do Ministério da Educação (MEC), sobre aspectos relacionados à vida do aluno, dados pessoais e formação acadêmica dos profissionais que trabalham na escola, infraestrutura das unidades de ensino e etc. Para orientar sobre a realização do procedimento, os secretários escolares da Rede Municipal de Ensino participaram nessa segunda-feira (5), de uma live promovida pela Seduc, sobre o preenchimento dos formulários do MEC.

“Entendemos o Censo Escolar como um procedimento extremamente importante para a Educação, por acompanhar os  diversos aspectos relacionados a vida escolar. Além disso, é uma ferramenta importante para implementação de políticas públicas que beneficiam os nossos estudantes”, destacou Alexandrina Araújo, superintendente de Gestão Escolar, Programas e Projetos da Seduc.

Após a Matrícula Inicial, será realizada ao final do ano letivo, a segunda etapa referente à “Situação do aluno”. Nessa fase, as informações coletadas na Matrícula Inicial servirão de base para o acompanhamento do rendimento e movimento dos estudantes declarados na primeira etapa.

Censo Escolar – O procedimento é um instrumento de coleta de dados da Educação Básica, de acordo com cada segmento estudantil, fundamental para o desenvolvimento e acompanhamento de políticas públicas de forma contextualizada.

Texto: Brena Souza – Ascom/Seduc/PMJ


Facebook Instagram Youtube