Prefeitura de Juazeiro inicia cursos gratuitos de qualificação profissional no Espaço Colaborar

Início Prefeitura de Juazeiro inicia cursos gratuitos de qualificação profissional no Espaço Colaborar

Prefeitura de Juazeiro inicia cursos gratuitos de qualificação profissional no Espaço Colaborar

Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária - ADEAP

Autor: Secretaria de Comunicação - SECOM

Prefeitura de Juazeiro inicia cursos gratuitos de qualificação profissional no Espaço Colaborar

30/05/2023 16h00 Atualizado há 4 meses atrás


Começaram na manhã desta terça-feira (30) as aulas do curso para qualificação profissional em Auxiliar de Serviços Gerais (ASG), o primeiro oferecido pela Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap), em parceria com a Lutrabe, empresa especializada em qualificar, encaminhar profissionais ao mercado de trabalho. As aulas são gratuitas e ocorrem até o começo de julho com duas aulas semanais no Espaço Colaborar da Adeap.

O secretário da Adeap, Carlos Neiva, acompanhou o início do curso e deu as boas-vindas aos participantes, ressaltando que os profissionais que se destacarem nas capacitações serão encaminhados pela empresa que ministrará os cursos.  “Eles farão parte de um cadastro da própria Lutrabe e isso pode ajudar muito na recolocação deles no mercado de trabalho”, afirmou Neiva, acrescentando que tanto a Adeap quanto a Lutrab estão estudando a agenda dos próximos cursos a serem oferecidos, observando especialmente a demanda do mercado de trabalho. “Já estamos pensando em oferecer cursos de qualificação de camareira, cozinheiro, babá e cuidador de idosos, entre outros”, completou.

A primeira aula teve sala cheia com cerca de 40 participantes. Uma das alunas, Zélia Pereira dos Santos, tem uma história comum a muitos outros no curso, ela é diarista e quer melhorar a qualidade do seu trabalho. “Meu objetivo é crescer, me qualificar, arranjar mais trabalho, clientes melhores e vou participar do curso até o fim”, revelou Zélia.

Lindinalva da Cruz Azevedo, já tem registro em carteira na função, mas hoje está desempregada. “Estou trabalhando hoje como diarista e quero aprender nesse curso a melhorar o meu trabalho. O que eu aprender aqui vai servir para mim e para a empresa onde eu for trabalhar”, afirmou lindinalva.


“A importância desse curso é enorme, na medida em que cria uma possibilidade real de abrir portas para cada um dos alunos aqui. A falta de emprego é agravada pela falta de mão de obra qualificada para preencher as vagas ociosas e nós estamos tentando contribuir para que empregadores encontrem trabalhadores qualificados”, destacou Lúcia Palmeira, criadora da Lutrabe.

 


Texto e Fotos: Rinaldo Lima – Ascom Adeap/PMJ


Facebook Instagram Youtube