Prefeitura de Juazeiro inicia ciclo de formações com foco em avaliação da aprendizagem

Início Prefeitura de Juazeiro inicia ciclo de formações com foco em avaliação da aprendizagem

Prefeitura de Juazeiro inicia ciclo de formações com foco em avaliação da aprendizagem

Secretaria de Educação e Juventude - SEDUC

Autor: Secretaria de Comunicação - SECOM

Prefeitura de Juazeiro inicia ciclo de formações com foco em avaliação da aprendizagem

11/05/2023 16h51 Atualizado há 4 semanas atrás


A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), iniciou, nesta quinta-feira (11), na Escola de Formação Continuada de Educadores (Parlim), o ciclo de formações com professores do 5º ano. Os encontros, que vão acontecer ao longo do ano, têm como objetivo preparar os professores para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), prova que avalia a qualidade da educação e determina o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Brasil.

De acordo com a Diretora de Formação da Seduc, Ana Paula Granja, os encontros visam analisar o rendimento da educação no município, no contexto da avaliação externa Saeb e qualificar o trabalho do professor. “Além de observar o nosso desempenho no contexto do Saeb e apreender acerca da sua importância para a melhoria da qualidade de ensino, redução das desigualdades e democratização do ensino público, o nosso trabalho tem como objetivo potencializar os conhecimentos do professor por meio de formações, estudos e elaboração de estratégias que favoreçam a aprendizagem do estudante, visando à melhoria do Ideb”, explicou Ana Paula.


Responsável pela condução do encontro, a formadora de língua portuguesa das turmas de professores do 5º ano, Nadycley Coelho, falou sobre a atividade realizada nesta quinta-feira. “Fizemos um momento de discussão sobre a história dessa avaliação, desde quando era Prova Brasil, até chegar ao Saeb, o contexto em que ela foi construída, todo o percurso que ela está galgando na educação brasileira e também suas perspectivas, principalmente nessa nova edição 2023, após a pandemia”, contou a formadora.

Professora do 5º ano, na Escola Municipal Carlos da Costa Silva, Maria Evânia Galvão Teles, destacou a contribuição da formação para o seu trabalho em sala de aula. “A formação nos ajuda a encontrar as melhores estratégias para que possamos facilitar a aprendizagem dos alunos”, disse a professora.


O encontro recebeu duas turmas, manhã e tarde, com a participação de aproximadamente 60 professores.


Texto: Eneida Trindade – Ascom Seduc/PMJ
Fotos: Pedro Ângelo e Ícaro Alexandre


Facebook Instagram Youtube