A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), iniciou, nesta quinta-feira (11), na Escola de Formação Continuada de Educadores (Parlim), o ciclo de formações com professores do 5º ano. Os encontros, que vão acontecer ao longo do ano, têm como objetivo preparar os professores para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), prova que avalia a qualidade da educação e determina o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Brasil.
De acordo com a Diretora de Formação da Seduc, Ana Paula Granja, os encontros visam analisar o rendimento da educação no município, no contexto da avaliação externa Saeb e qualificar o trabalho do professor. “Além de observar o nosso desempenho no contexto do Saeb e apreender acerca da sua importância para a melhoria da qualidade de ensino, redução das desigualdades e democratização do ensino público, o nosso trabalho tem como objetivo potencializar os conhecimentos do professor por meio de formações, estudos e elaboração de estratégias que favoreçam a aprendizagem do estudante, visando à melhoria do Ideb”, explicou Ana Paula.
Responsável pela condução do encontro, a formadora de língua portuguesa das turmas de professores do 5º ano, Nadycley Coelho, falou sobre a atividade realizada nesta quinta-feira. “Fizemos um momento de discussão sobre a história dessa avaliação, desde quando era Prova Brasil, até chegar ao Saeb, o contexto em que ela foi construída, todo o percurso que ela está galgando na educação brasileira e também suas perspectivas, principalmente nessa nova edição 2023, após a pandemia”, contou a formadora.
Professora do 5º ano, na Escola Municipal Carlos da Costa Silva, Maria Evânia Galvão Teles, destacou a contribuição da formação para o seu trabalho em sala de aula. “A formação nos ajuda a encontrar as melhores estratégias para que possamos facilitar a aprendizagem dos alunos”, disse a professora.
O encontro recebeu duas turmas, manhã e tarde, com a participação de aproximadamente 60 professores.
—
Texto: Eneida Trindade – Ascom Seduc/PMJ
Fotos: Pedro Ângelo e Ícaro Alexandre