Prefeitura de Juazeiro finaliza ações da Semana Nacional de Combate ao mosquito Aedes aegypti com mutirão de visitas domiciliares

Início Prefeitura de Juazeiro finaliza ações da Semana Nacional de Combate ao mosquito Aedes aegypti com mutirão de visitas domiciliares

Diversas ações junto à comunidade foram realizadas durante a Semana Nacional de Combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), encerrou as atividades, nesta sexta-feira (18), em um ‘Dia D’ com mutirões de visitas domiciliares pelos bairros Vila Nova Fé e Antônio Guilhermino.


Cerca de 80 servidores do Núcleo de Endemias da Sesau percorreram mais de 2 mil imóveis e encontraram 30 focos do mosquito Aedes aegypti. De acordo com o supervisor do Núcleo de Endemias, Diego Alves, o número preocupa. “É um número alto e preocupante, mas ao mesmo tempo, demonstra que de fato o trabalho foi realizado com muita destreza e muita atenção. E mesmo com esses focos encontrados, os que puderam ser eliminados, foram, recolhemos amostras para serem levadas ao laboratório de endemias, e após a coleta e eliminação, fizemos todo o trabalho educativo com os moradores”, explicou.

Em cada visita, os agentes distribuíam panfletos educativos e reforçavam a importância de ações simples como evitar acúmulo de água em garrafas, potes de plantas, além de manter pneus e caixas d’água protegidos, principalmente neste período de incidência de chuvas na região. “Passamos as instruções e os cuidados que devem ser tomados dentro das residências para que esses focos não se tornem um surto naquela comunidade”, completou Alves.

Para o morador Felipe Alves, o mutirão é muito importante para relembrar os perigos do mosquito. “A dengue é uma doença muito perigosa, e muitas vezes a gente acaba contribuindo para seu crescimento quando esquece de fazer nossa parte. Sempre que começa a chover eu já dou uma geral no meu quintal para evitar que o mosquito apareça e vou continuar de prontidão”, contou.

‘Dengue Zap’

A população pode continuar acionando o núcleo de endemias da Prefeitura de Juazeiro através do serviço ‘Dengue Zap’ (74 98827-9832). Nele é possível indicar a existência de locais que possam servir de criadouros para o mosquito, o que agiliza o atendimento de demandas relacionadas ao Aedes aegypti.

Texto: Thamires Santos – Ascom/Sesau/PMJ
Fotos: Pedro Angelo/ Ascom PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube