Prefeitura de Juazeiro e voluntários realizam limpeza do Parque Fluvial e da Ilha do Fogo

Início Prefeitura de Juazeiro e voluntários realizam limpeza do Parque Fluvial e da Ilha do Fogo

Dezenas de voluntários escolheram acordar cedo neste domingo (28) e se juntaram à equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano de Juazeiro (Semaurb) e à nadadora Alice Rocha para realizarem uma boa ação em prol do Rio São Francisco.

Foi a 1ª edição do projeto “Menos Lixo, Mais Vida”, que levou para o Parque Fluvial e para a Ilha do Fogo um mutirão de limpeza. Um café da manhã foi servido aos participantes envolvidos na ação, entre eles, 50 estudantes do Colégio da Polícia Militar, nadadores profissionais, atletas, pescadores, policiais e a comunidade em geral, com o apoio de instituições e empresas parceiras.

O projeto teve duas etapas: a soltura de alevinos no Rio São Francisco no sábado (27), e neste domingo a retirada de lixo das margens e de dentro do leito do rio. “A importância desta ação é justamente trazer a comunidade para esse ambiente e para esse movimento de limpeza, porque o pessoal tá acostumado em vir aqui na orla, curtir o espaço, deixa o lixo e vai embora. Então, a gente quer mostrar o exemplo, para que o lixo que a pessoa produziu, ela deve retirar. Hoje aqui temos a participação dos estudantes, eles que já estão criando uma consciência e que vão levar esse exemplo para as famílias, porque geralmente são os adultos que poluem mais o meio ambiente”, declarou a idealizadora do projeto, Alice Rocha.

Conscientização

Os voluntários percorreram todo o Parque Fluvial recolhendo todo tipo de lixo: copos, pratos descartáveis, sacolas, garrafas. Mergulhadores também retiraram muita sujeira do fundo do rio. O mutirão serviu para despertar a consciência ambiental entre os participantes.

“Muitas pessoas jogam lixo mesmo tendo a noção que estão poluindo o rio, que estão afetando as árvores e a vegetação, isso é muito errado, porque a pessoa sabe que está poluindo e constrangendo outras pessoas que usam esse espaço”, ressaltou o estudante João Miguel Almeida Paz.

“Para mim é uma satisfação, não só como cidadão, mas morador ribeirinho, estar aqui para ajudar o pessoal nessa campanha que vai abrilhantar nossa Orla. E estamos aqui para ajudar e se todo mundo que utiliza essa região pudesse colaborar como nós estamos aqui contribuindo, já ajudaria a deixar nossa orla mais limpa e bonita”, frisou o professor Erasmo Vieira do Nascimento.

Parceria

Para o titular da Semaurb, César Miller, as parcerias entre a gestão municipal e a sociedade civil fortalecem a realização e continuidade de mais ações sustentáveis no município. “Qualquer tipo de ação que envolva o meio ambiente é de suma importância. A prefeita Suzana Ramos incentiva que toda a gestão esteja presente junto às parcerias com a sociedade civil, como o que vimos acontecer hoje, esse envolvimento da população, se integrando, querendo colaborar com o mutirão de limpeza. A intenção do governo municipal é que ações como essa ocorram com mais frequência e estamos trabalhando para fortalecer o meio ambiente em nossa cidade”, concluiu César Miller.

Texto: Edísia Santos – Ascom Semaurb/ PMJ

Fotos: João Pedro Soares/ PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube