Prefeitura de Juazeiro e rede de proteção à mulher comemoram os 15 anos da Lei Maria da Penha

Início Prefeitura de Juazeiro e rede de proteção à mulher comemoram os 15 anos da Lei Maria da Penha

Representantes da Prefeitura de Juazeiro e dos diversos órgãos que compõem a rede de proteção à mulher no município se reuniram, nesta segunda-feira (09), para comemorar os 15 anos da Lei Maria da Penha, celebrado oficialmente no dia 7 de agosto. O evento, realizado na sede da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), destacou a importância da lei e da cooperação entre as instituições para o enfrentamento à violência.

O secretário de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Teobaldo Pedro, falou sobre o compromisso da sociedade e da prefeita Suzana Ramos com a causa. “Todos os homens têm a responsabilidade social e moral de lutar em defesa dos direitos das mulheres. Faço isso junto com a prefeita Suzana Ramos, primeira prefeita da história de Juazeiro, que assumiu o compromisso de cuidar da mulher como nunca aconteceu na história da cidade”, frisou o secretário.

Uma das organizadoras do evento, a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM), Anne Azevedo, destacou a importância da lei para o enfrentamento à violência. “A Lei Maria da Penha é um marco para o enfrentamento à violência contra a mulher e através dela conseguimos proteger a vida de um grande número de mulheres e quebrar ciclos de violência que acabam afetando toda a família”, disse.

A delegada titular da DEAM, Licelma Gomes Bonfim, ressaltou a alegria de comemorar os 15 anos da lei, no mesmo dia em que completa três anos de DEAM. “Eu estou muito feliz por essa dupla comemoração e feliz também por ter todas essas instituições aqui unidas, reforçando o trabalho de cooperação que desenvolvemos”, disse a delegada sobre a rede de proteção à mulher de Juazeiro.

O evento foi transmitido ao vivo pelo Google Meet e contou com a participação da vereadora Neguinha da Santa Casa, da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), Ronda Maria da Penha, Defensoria Pública, Casa dos Conselhos e CMDDM.

(Foto: Pedro Angelo/PMJ)

Lei Maria da Penha 

Sancionada em agosto de 2006, a Lei Maria da Penha coíbe atos de violência contra a mulher e é considerada pela Organização das Nações Unidas como uma das três melhores legislações do mundo nesse enfrentamento.

Ainda como parte das comemorações pelo aniversário da Lei, profissionais da Defensoria Pública estarão de plantão na DEAM durante toda a semana para ofertar atendimento jurídico às usuárias do serviço.

Texto: Eneida Trindade – Ascom/SEDES/PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube