Prefeitura de Juazeiro e IBGE coletam dados do setor agrícola nos distritos da cidade

Início Home Prefeitura de Juazeiro e IBGE coletam dados do setor agrícola nos distritos da cidade

Prefeitura de Juazeiro e IBGE coletam dados do setor agrícola nos distritos da cidade

Autor: Comunicação

Prefeitura de Juazeiro e IBGE coletam dados do setor agrícola nos distritos da cidade

A Região do Pontal, localizada no distrito de Itamotinga, recebeu nesta sexta-feira (4) equipes da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que desde o início do ano realiza a Pesquisa Agrícola Municipal (PAM). O trabalho consiste em ir a campo para dialogar com os […]

06/02/2022 10h37 Atualizado há 10 meses atrás

A Região do Pontal, localizada no distrito de Itamotinga, recebeu nesta sexta-feira (4) equipes da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que desde o início do ano realiza a Pesquisa Agrícola Municipal (PAM). O trabalho consiste em ir a campo para dialogar com os produtores e conhecer as características das produções em todo o território brasileiro. Em Juazeiro, o Instituto conta com a parceria da Prefeitura, através da secretaria de Agricultura.

Para o titular da ADEAP, Carlos Neiva, o trabalho do IBGE dá condições à administração municipal de tomar decisões econômicas, de investimentos, e de conhecer a realidade das produções com detalhes. “A PAM é muito importante pra gente, pois nos traz os dados fidedignos para que possamos ter o nosso Imposto Sobre Valor Agregado – IVA, e para que seja repassado da maneira adequada. Em anos anteriores não existia essa comunicação entre o IBGE e a prefeitura. Mas nós conseguimos agora, na gestão da prefeita Suzana Ramos fazer esse grande trabalho em conjunto com o IBGE e temos a certeza que Juazeiro ganhará muito com isso. Os dados vão ser cada vez mais claros e objetivos e nós vamos agregar valor ao nosso município com maior destaque a nível nacional, que certamente acontecerá”, disse.

A PAM possibilita uma investigação estatística e territorial mais aprofundada sobre as produções agropecuárias do país, possibilitando que os governos atuem em conjunto e criem políticas públicas que favoreçam o produtor rural. Das informações coletadas, estão os dados da propriedade, como área, produção, características das famílias, dentre outras.

De acordo Saulo Almeida, chefe da Agência do IBGE em Juazeiro, o levantamento está acontecendo em toda a produção agrícola do município, e a parceria com a atual gestão tem sido de fundamental importância para o êxito na coleta dos dados. “Nós estamos nesse início de ano fazendo esse mutirão para levantar as informações dos produtores rurais que estão fora dos perímetros irrigados. A agência do IBGE, em Juazeiro, é relativamente pequena, nós temos apenas nove pessoas no nosso quadro, então a importância dessa cooperação da Prefeitura nesse apoio logístico de chegarmos a todos os cantos do município – tanto no que se refere à disponibilização de transporte, como apoio técnico dos agrônomos, nos ajuda a encontrar e facilita o contato com os produtores rurais”, destaca.

A visita às comunidades representa a esperança de melhorias na vida dos produtores, que agradecem o empenho dos órgãos. Segundo Aécio Ramos, a localidade estava carente tipo de trabalho. “A gente tava necessitando muito disso. A gente fica muito agradecido à Prefeitura e ao representante do IBGE aqui em Juazeiro. A gente espera em Deus que daqui pra frente as coisas venham melhorar pra todos nós aqui de Pontal e todos que fazem parte do distrito de Itamotinga”, conta.

Já para seu Heronildes Francisco dos Santos, também produtor, o trabalho do recenseamento agrícola do Instituto informa e agrega conhecimento. “A gente tava precisando muito ter um órgão aqui pra influir e através de vocês a gente tá aprendendo alguma coisa. Isso é muito bom”, reforça.

—-

Texto: Milena Pacheco – Ascom/ADEAP/PMJ

Fotos: Luan Medrado/PMJ


Facebook Instagram Youtube