Prefeitura de Juazeiro dialoga com empresariado sobre novo cálculo da TFF  

Início Prefeitura de Juazeiro dialoga com empresariado sobre novo cálculo da TFF  

Prefeitura de Juazeiro dialoga com empresariado sobre novo cálculo da TFF  

Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária - ADEAPSecretaria da Fazenda

Autor: Secretaria de Comunicação - SECOM

Prefeitura de Juazeiro dialoga com empresariado sobre novo cálculo da TFF  

30/05/2023 6h00 Atualizado há 4 meses atrás

A Prefeitura de Juazeiro ampliou o diálogo com os lojistas, empresários de diversos ramos e entidades de classe a respeito da tributação municipal no encontro realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A reunião aconteceu nesta segunda-feira (29) e teve a finalidade de esclarecer sobre as mudanças em relação à Taxa de Fiscalização e Funcionamento (TFF) e o Alvará de Funcionamento.

O secretário municipal da Fazenda, Edson Pacheco, explicou a fundamentação legal das atualizações realizadas pela Lei Complementar 56/2021 que tem o objetivo assegurar a justiça e equidade tributária e sobre a incorporação das contribuições trazidas pelo empresariado. “Estamos buscando implementar na nossa proposta todas as considerações feitas pelos empresários, a nossa proposta não está fechada como falei desde o início e a nossa reunião foi produtiva. Criamos uma comissão que vai dialogar para levar a proposta já construída em comum acordo, tanto pensando no melhor para o município quanto para o empresariado em geral”, afirmou Edson Pacheco.

Também participou do encontro o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Carlos Neiva, que destacou a importância da presença de vários atores na reunião para esclarecer dúvidas e evitar a desinformação. “Na realidade as ações e as medidas tomadas são extremamente positivas e chegam em alguns casos até a uma diminuição dos valores a serem cobrados. Mas, como tudo existe a possibilidade de adequação e aí foi muito importante a participação da câmara de vereadores na pessoa do vereador Renato Brandão, da CDL, Sindilojas, da ACIAJ e de empresários e assim conseguir contemplar a todos. Essa é uma orientação expressa da prefeita Suzana Ramos, fazer a coisa da maneira mais positiva, democrática e objetiva possível”, frisou Carlos Neiva.


O presidente da CDL, Murilo Matos, esteve presente na reunião e ressaltou: “foi uma reunião muito produtiva, acredito que vamos alcançar um resultado satisfatório. Foi formada uma comissão com pessoas técnicas para auxiliar e tentar chegar num ponto onde não onere os empreendedores do município”, pontuou Murilo Matos.

A comissão formada é responsável pelo aperfeiçoamento do cálculo da TFF para que priorize a equidade tributária e fomente o desenvolvimento econômico de Juazeiro. Até que ocorra o lançamento da TFF, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) estará emitindo o alvará provisório, com validade até o dia 03/07/2023. Para isso, basta que o contribuinte apresente o comprovante da declaração da TFF na Secretaria de Fazenda.

 

 


Texto: Matheus Oliveira – Ascom/PMJ
Fotos: Luan Medrado – Ascom PMJ

 


Facebook Instagram Youtube