Prefeitura de Juazeiro continua aplicando cal em canais para combater mosquitos

Início Prefeitura de Juazeiro continua aplicando cal em canais para combater mosquitos

Prefeitura de Juazeiro continua aplicando cal em canais para combater mosquitos

Autor: Comunicação

Prefeitura de Juazeiro continua aplicando cal em canais para combater mosquitos

A Prefeitura de Juazeiro reforçou as ações de limpeza de canais em todo o município para melhor atender à população e cuidar do meio ambiente de forma responsável. Essa é uma das atribuições do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), que vem sendo realizada desde o início do ano. Aliada à limpeza, a prefeitura […]

25/02/2021 10h14 Atualizado há 2 anos atrás

A Prefeitura de Juazeiro reforçou as ações de limpeza de canais em todo o município para melhor atender à população e cuidar do meio ambiente de forma responsável. Essa é uma das atribuições do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), que vem sendo realizada desde o início do ano. Aliada à limpeza, a prefeitura continua aplicando cal nas margens dos canais para impedir a reprodução de mosquitos.

“Realizamos a limpeza dos canais e em seguida colocamos Óxido de Cálcio (CaO) – também conhecido como ‘cal’ -, uma substância alcalina, que eleva o pH e a temperatura em contato com a água, eliminando as larvas que geram insetos, impedindo também a procriação de novas larvas por criar um ambiente estéril para reprodução de mosquito. Esse produto é utilizado em tratamento de esgoto, indústria farmacêutica e construção civil, pois se trata de um produto biodegradável que não afeta o meio ambiente”, destaca a diretora-presidente do SAAE, Josilene Alixandre.

O produto é aplicado após a limpeza dos canais. Dessa forma, elimina as larvas dos mosquitos Aedes aegypti e Cullex (muriçoca comum) existentes naquele local e impede a reprodução. Essa é uma ação que o município vem dando sequência e os resultados são bastante satisfatórios.

É importante reforçar, no entanto, que essa ação não impede que a população continue tomando os devidos cuidados dentro de casa, eliminando recipientes que acumulam água e servem de local para reprodução do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Texto: Fabíolla Paiva – Ascom/SAAE


Facebook Instagram Youtube