Prefeitura de Juazeiro continua aplicando cal em canais para combater mosquitos

Início Prefeitura de Juazeiro continua aplicando cal em canais para combater mosquitos

Prefeitura de Juazeiro continua aplicando cal em canais para combater mosquitos

Serviço de Água e Saneamento Ambiental - SAAE

Autor: Comunicação

Prefeitura de Juazeiro continua aplicando cal em canais para combater mosquitos

A Prefeitura de Juazeiro, através do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) prossegue com o cronograma de limpeza e desobstrução dos riachos (canais) que cortam a cidade. Aliada à limpeza, a prefeitura continua aplicando cal nas margens dos canais para impedir a reprodução de mosquitos. “Estamos fazendo a limpeza dos canais e em seguida […]

21/07/2022 15h48 Atualizado há 6 meses atrás


A Prefeitura de Juazeiro, através do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) prossegue com o cronograma de limpeza e desobstrução dos riachos (canais) que cortam a cidade. Aliada à limpeza, a prefeitura continua aplicando cal nas margens dos canais para impedir a reprodução de mosquitos.

“Estamos fazendo a limpeza dos canais e em seguida colocamos Óxido de Cálcio (CaO) – também conhecido como ‘cal’ -, uma substância alcalina, que eleva o pH e a temperatura em contato com a água, eliminando as larvas que geram insetos, impedindo também a procriação de novas larvas por criar um ambiente estéril para reprodução de mosquito. Esse produto é utilizado em tratamento de esgoto, indústria farmacêutica e construção civil, pois se trata de um produto biodegradável que não afeta o meio ambiente”, destaca o diretor do SAAE, Britoaldo Bessa.

O produto é aplicado após a limpeza dos canais. Dessa forma, elimina as larvas dos mosquitos Aedes aegypti e Cullex (muriçoca comum) existentes naquele local e impede a reprodução. Essa é uma ação que o município vem dando sequência e os resultados são bastante satisfatórios.

Essas ações são estratégicas e fazem parte do planejamento de manutenção e limpeza urbana da cidade.


Texto: Welington Alves – Ascom/SAAE/PMJ


Facebook Instagram Youtube