Prefeitura de Juazeiro assina convênios que irão beneficiar mais de 100 famílias da zona rural do município

Início Prefeitura de Juazeiro assina convênios que irão beneficiar mais de 100 famílias da zona rural do município

A prefeita Suzana Ramos e representantes da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão do governo do Estado, assinaram, nesta terça-feira (29), dois convênios de cooperação técnica que irão beneficiar 113 famílias da zona rural de Juazeiro.

Através do projeto Pró-Semiárido, desenvolvido pela CAR, as comunidades de Cacimba do Silva, Baraúna, Barra Bonita, Lagoa dos Cavalos, Caldeirão de Canoa, Sertãozinho, Rodeadouro e Santana, todas na região do Distrito de Itamotinga, irão receber investimentos e assistência técnica, formando o Território Rural Novo Sertão.

No primeiro convênio, chamado Área Produtiva, serão ampliados uma unidade de beneficiamento de leite e um aprisco para ordenha de animais. Também serão construídos um galinheiro e uma unidade para higienização e beneficiamento de ovos. O segundo convênio é o Sociocultural, que prevê capacitações e treinamentos para os trabalhadores da agricultura familiar; aquisição de uma motocicleta, notebook e datashow para as atividades do agente comunitário rural (ACR), que atuará como um articulador entre o programa e as comunidades.

“Esses dois convênios vão trazer inúmeras melhorias para as comunidades do interior e para nosso município. É mais uma parceria que estamos firmando, com objetivo de melhorar a vida do povo juazeirense, pois sei o quanto é importante o incentivo e assistência para potencializar a vida de quem mora no interior”, destacou a prefeita Suzana Ramos.

Essa é a primeira vez que a CAR fecha essa parceria com a Prefeitura, com um investimento somado para os dois convênios que chega a quase R$ 450 mil. “Esses investimentos irão alavancar a renda dessas 113 famílias, cerca de 500 pessoas. Além de investimentos, com a adesão da Prefeitura de Juazeiro nessa parceria, estamos também levando assistência técnica para os agricultores familiares poderem ir mais longe”, explicou o chefe de escritório do projeto Pró-Semiárido, Sérgio Luiz Amim.

Melhorias para a cadeia produtiva

A Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) ficará encarregada de selecionar os técnicos que prestarão assistência às comunidades que serão beneficiadas. “Esses dois convênios são muito importantes para a questão da cadeia produtiva da caprinovinocultura, para a criação de aves e também para a produção de laticínios no município. Estamos muito felizes e conscientes de que esse trabalho com a CAR dará muito certo”, frisou o gestor da ADEAP, Carlos Neiva.

Selo de Inspeção Municipal

Uma das metas da parceria entre a Prefeitura de Juazeiro e a CAR é instituir o Selo de Inspeção Municipal (SIM) para os ovos e produtos derivados do leite produzidos pelos agricultores familiares do Território Novo Sertão.  Esse selo garante que a fabricação atende aos parâmetros higiênico-sanitários vigentes e que os produtos foram fiscalizados e possuem qualidade.

Texto: Edísia Santos – Ascom/PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube