Prefeitura de Juazeiro apresenta Plano de Contingência às Arboviroses ao Conselho Municipal de Saúde

Início Prefeitura de Juazeiro apresenta Plano de Contingência às Arboviroses ao Conselho Municipal de Saúde

Prefeitura de Juazeiro apresenta Plano de Contingência às Arboviroses ao Conselho Municipal de Saúde

Secretaria de Saúde

Autor: Comunicação

Prefeitura de Juazeiro apresenta Plano de Contingência às Arboviroses ao Conselho Municipal de Saúde

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), apresentou nesta quarta-feira (25) o Plano de Contingência às Arboviroses. O plano detalha o planejamento elaborado pelo município a partir dos riscos de uma possível emergência em saúde pública para doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya. O plano foi construído […]

25/01/2023 15h41 Atualizado há 6 dias atrás


A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), apresentou nesta quarta-feira (25) o Plano de Contingência às Arboviroses. O plano detalha o planejamento elaborado pelo município a partir dos riscos de uma possível emergência em saúde pública para doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya.

O plano foi construído pela equipe técnica da Sesau, em parceria com o estado da Bahia. Na apresentação do plano aos conselheiros, a superintendente de Vigilância em Saúde de Juazeiro, Caroline Moraes, mostrou os direcionamentos que ajudariam a conter um aumento de casos de doenças como dengue, zika e chikungunya no município. “Realizamos a apresentação ao Conselho Municipal de Saúde, com a proposta do controle social, que é um dos fundamentos do SUS. O plano é para traçar estratégias”, disse Caroline Moraes.

O plano detalha ainda a monitoramento que é realizada pela Vigilância Epidemiológica diante do cenário de risco. Entre as ações do Plano de Contingência, está a intensificação dos mutirões, antes mesmo do aumento do número de casos de arboviroses. O Plano de Contingência às Arboviroses foi aprovado na reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde. “Com a apresentação a este órgão de extrema importância e a aprovação pelos conselheiros, a gente dá início aos trabalhos, fazendo as capacitações, orientações e treinamentos das equipes. No momento, o município de Juazeiro está silencioso. A gente tem tido poucos casos de dengue e nenhum de chikungunya. Então, este é o momento de planejar as ações estratégicas e orientar as equipes, tanto de saúde da família, quanto a equipe da especializada, a exemplo da UPA, a notificar os casos e a gente fazer o trabalho conforme as orientações do Ministério da Saúde”, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde.

Participaram da reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde, além de Caroline Moraes, o diretor da Vigilância em Saúde da Sesau, Djalma Amorim, o supervisor do Núcleo de endemias, Diego Alves, o superintendente de Atenção primária, Régio Cunha e diversos conselheiros.

Arboviroses em Juazeiro 2023

Em 2023, Juazeiro não confirmou nenhum caso de Chikungunya e registrou 2 casos de dengue clássica.

Texto: Amanda Franco- Ascom Sesau PMJ


Facebook Instagram Youtube