Prefeitura de Juazeiro apoia e incentiva iniciativas que fortalecem o uso de tecnologias para a educação a distância

Início Prefeitura de Juazeiro apoia e incentiva iniciativas que fortalecem o uso de tecnologias para a educação a distância

O uso das tecnologias na democratização da educação é uma das prioridades da Prefeitura de Juazeiro. Por isso, a gestão municipal, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), apoia e incentiva iniciativas de Educação a Distância (EaD), para possibilitar maior alcance do ensino aos cidadãos. O Ministério da Educação (MEC) classifica o formato EaD como uma “modalidade educacional onde alunos e professores estão separados física ou temporalmente e, por isso, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação”.

Um exemplo de iniciativa pioneira da Prefeitura Municipal e que envolve o uso de tecnologias educacionais, é a Educação de Jovens e Adultos a distância (EJA EaD), que oportuniza a formação de jovens a partir dos 15 anos que não tenham concluído o ensino fundamental. A proposta envolve a disponibilização de aulas a partir de plataformas digitais da Seduc, como a TV Escola Juazeiro (canal 7.2) e o canal Seduc Juazeiro-BA, no YouTube, possibilitando que os alunos acompanhem as aulas de maneira autônoma em seu celular, computador ou televisão.

“A EJA EaD é uma iniciativa que foi pensada para que a educação chegasse também àquele público que, por questões da rotina, não consegue ir até as escolas, mas que busca completar o seu ciclo educacional. As tecnologias desempenham muito bem esse papel de romper fronteiras de tempo-espaço e ampliam o acesso à educação”, destacou a coordenadora da EJA EaD, Girlene Feitosa.

Já o Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que funciona no prédio da Escola de Formação de Educadores Parlim (Efep), vinculado à Seduc, fornece apoio presencial para o desenvolvimento de diversos cursos de graduação e pós-graduação promovidos por universidades parceiras, na modalidade EaD. O Polo UAB de Juazeiro serve como apoio para o desenvolvimento de atividades presenciais dos cursos de universidades e institutos públicos.

Suporte

De acordo com Rose Cunha, coordenadora do Polo, o suporte da Prefeitura de Juazeiro é essencial para a manutenção desta iniciativa, que envolve também a participação dos governos federal e estadual, inclusive na publicação local das ofertas de vagas. “Quando o município publiciza as vagas disponíveis em nosso polo, isso gera um impacto maior. É fundamental para que as ofertas de curso cheguem às pessoas interessadas”, destaca.

Texto: Elen Victória – Estagiária da Ascom/Seduc/PMJ

Sob supervisão da Ascom PMJ

Compartilhar