Prefeitura de Juazeiro aplicará programa sobre sustentabilidade em 37 escolas rurais do município

Início Prefeitura de Juazeiro aplicará programa sobre sustentabilidade em 37 escolas rurais do município

Em reunião realizada nesta terça-feira (25), integrantes das Secretarias de Educação e Juventude (Seduc) e de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) fecharam uma parceria para o desenvolvimento do Programa Despertar, que será aplicado nas escolas municipais da área rural. O Programa tem o objetivo de desenvolver temáticas socioambientais nas escolas do campo, e este ano traz o tema “Sustentabilidade na alimentação: do campo à mesa”. A iniciativa é fruto da parceria firmada entre a Prefeitura Municipal, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-BA), a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Juazeiro.

Houve uma ampliação na quantidade de escolas beneficiadas pela iniciativa, de 4 para 37 unidades de ensino localizadas na área rural de Juazeiro (Educação Infantil ao 9º ano). A Seduc irá realizar formações contínuas para gestores e coordenadores pedagógicos, para dar suporte à aplicação da Sequência Didática do Programa Despertar, pelos professores.  A parceria com a Semaurb irá permitir o apoio técnico especializado na temática ambiental, para a realização de atividades como palestras virtuais para escolas e famílias, orientação técnica para os estudantes, e o fornecimento de sementes de plantas nativas da região.

“O fato do Programa Despertar ser uma ação de educação ambiental continuada está alinhado à visão que a Semaurb tem sobre a importância da educação ambiental e da sustentabilidade estarem inseridas no ambiente escolar. Através do Programa Despertar conseguiremos atrelar outras atividades já planejadas pela Semaurb com a Seduc, tornando as ações ainda mais efetivas e transformando em projetos maiores”, destacou Mariana Bezerra, engenheira florestal da Semaurb.

Agenda permanente

Para o secretário de Meio Ambiente, o Programa Despertar vem fortalecer a parceria entre a Semaurb e Seduc no desenvolvimento de ações voltadas para as questões ambientais.

“Com essa interligação de conhecimentos pedagógicos e técnicos, vamos conseguir com que os assuntos relacionados ao meio ambiente não se resumam a atividades pontuais, mas se transformem numa agenda permanente a ser trabalhada durante todo o ano, não somente nas escolas com as crianças e jovens, mas que seja também estendida para toda a comunidade juazeirense”, frisou Rubens Torres.

Gestores escolares e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal já receberam formações virtuais desenvolvidas pelo Senar, para aplicação do Programa no município. “Esse é um Programa importante e contextualizado com as nossas escolas rurais. O viés pedagógico traz a valorização da identidade local e também a reflexão sobre um tema extremamente relevante, que é a sustentabilidade”, explicou a secretária de Educação, Normeide Almeida.

Texto: Brena Souza e Edísia Santos – Ascom/PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube