Prefeitura de Juazeiro anuncia Plano Municipal de Cultura em abertura do IV Fórum Municipal da categoria

Início Prefeitura de Juazeiro anuncia Plano Municipal de Cultura em abertura do IV Fórum Municipal da categoria

A abertura do IV Fórum Municipal de Cultura de Juazeiro, na noite desta sexta-feira (25), foi marcada pelo anúncio da anuência da prefeita Suzana Ramos para a finalização e aprovação do Plano e do Fundo Municipais de Cultura. Ação importante para garantir tanto o planejamento de políticas públicas de cultura, como o financiamento para execução dessas políticas. A boa notícia foi dada pelo secretário de Cultura, Turismo e Esportes de Juazeiro (Seculte), Sérgio Fernandes.

O Fórum, realizado pelo Conselho Municipal de Cultura (CMC) e pela Prefeitura de Juazeiro, através da Seculte, será finalizado neste sábado (26). Com a presença de representantes de diversos seguimentos culturais na plenária, a mesa de abertura do evento contou com a participação gestor da Seculte, Sérgio Fernandes, do deputado estadual Roberto Carlos, do vereador e presidente da Comissão de Cultura e Esportes da Câmara, Lourival Quirino, do procurador-geral do município, Thiago Cordeiro, do representante do CMC, Jomar Benvindo, e do assessor especial da prefeita, César Miller.

“O Fórum Municipal de Cultura é um espaço de debate, para construir, coletivamente, alternativas para o desenvolvimento cultural do nosso município. Fico feliz em anunciar os encaminhamentos do nosso Plano e Fundo municipais de cultura aqui, especialmente, nesse momento de retomada para a classe artística que já sofreu tanto com a pandemia”, disse o secretário Sérgio Fernandes. A expectativa é que o Plano e o Fundo municipais de cultura sejam finalizados e aprovados até o final de abril.

Representante da sociedade civil no Conselho Municipal de Cultura, em seu pronunciamento, Jomar Benvindo, falou sobre o desafio de efetivar o Plano Municipal de Cultura. “Nosso desafio agora enquanto sociedade civil, governo, empresários, artistas e entidades culturais, é tornar esse plano efetivo e implementar a cultura como vetor de desenvolvimento”, disse.

Entre os temas que serão discutidos durante o Fórum, se destacam, também, as leis federais e o sistema de cultura, economia criativa e gestão da cultura e a proposta do Projeto de Lei Paulo Gustavo, que prevê repasses de recursos federais a estados e municípios para o enfrentamento dos efeitos da pandemia da Covid-19, designado ao setor cultural. O projeto segue aguardando sanção do presidente da República, e enquanto isso, a gestão municipal tem se articulado para desenvolver ações que assegurem os direitos de todo o segmento cultural e artístico do município.

A abertura do Fórum foi movimentada, ainda, por recital de poesia, apresentação de repentistas, voz e violão e toda a tradição do Samba de Véio do Rodeadouro.


Texto: Eneida Trindade – Assessora de Imprensa da Seculte
Fotos: Marcel Cordeiro/PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube