Prefeitura de Juazeiro amplia unidades de referência para profilaxia antirrábica

Início Prefeitura de Juazeiro amplia unidades de referência para profilaxia antirrábica

Prefeitura de Juazeiro amplia unidades de referência para profilaxia antirrábica

Secretaria de Saúde

Autor: Comunicação

Prefeitura de Juazeiro amplia unidades de referência para profilaxia antirrábica

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), ampliou a quantidade de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que são referência para profilaxia contra raiva, em caso de acidentes com animais, a exemplo de cães, gatos, morcegos, micos, raposas, porco ou bovinos. Na sede do município, a vacina é aplicada em oito unidades de […]

06/09/2022 10h22 Atualizado há 5 meses atrás

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), ampliou a quantidade de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que são referência para profilaxia contra raiva, em caso de acidentes com animais, a exemplo de cães, gatos, morcegos, micos, raposas, porco ou bovinos. Na sede do município, a vacina é aplicada em oito unidades de referência, distribuídas pelos distritos sanitários.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Caroline Moraes, as pessoas que tiverem algum acidente com animal, como mordidas ou arranhaduras, precisam ir primeiro para a UBS onde residem.

A raiva humana é uma doença infecciosa grave que acomete a região cerebral causando uma inflamação que causa encefalite grave e sem cura. De acordo com a responsável técnica pela Vigilância Epidemiológica da profilaxia antirrábica do município, Fernanda Amorim, a doença é letal. “É importante alertar que esse vírus é presente e circulante no país, então quando uma pessoa for mordida por algum mamífero deve se dirigir à unidade de saúde onde residem para ser realizada a notificação e encaminhamento para tratamento adequado”, destacou Fernanda Amorim.

As unidades de referência para a profilaxia antirrábica são: Quidé, Penha, João Paulo II, Tabuleiro, João XXIII, Dom José Rodrigues, Novo Encontro e São Geraldo.

Texto: Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ


Facebook Instagram Youtube