Prefeitura de Juazeiro amplia serviços oferecidos para reabilitação de pacientes atendidos no Centro de Equoterapia do Vale

Início Prefeitura de Juazeiro amplia serviços oferecidos para reabilitação de pacientes atendidos no Centro de Equoterapia do Vale

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), ampliou os serviços prestados no primeiro Centro de Equoterapia do Vale do São Francisco (Cevasf). A partir de agora, os pacientes atendidos no Centro poderão contar com atendimento psicológico, de fisioterapia e ortopedia, com profissionais capacitados com o curso de Equoterapia realizado pela Associação Nacional de Equoterapia.

As terapias com cavalos acontecem na sede da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e visam ajudar na melhora da condição de pacientes que necessitam de desenvolvimento neuropsicomotor, para habilitar ou reabilitar pessoas com deficiências.

O secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa, ressaltou o empenho da gestão municipal para o fortalecimento do Cevasf. “Este é um novo momento para a implantação da equoterapia na nossa cidade, pois através de muito trabalho, apoio da prefeita Suzana Ramos, e a parceria com a Uneb, a Polícia Militar e a ABAE, conseguimos ampliar os serviços prestados aqui no Cevasf”, disse Fernando Costa.

Atendimento

Para realizar as terapias com cavalos, o paciente ou responsável deve procurar o Centro Regional de Reabilitação, Prevenção e Inclusão Social (Cerpris), que é o órgão responsável pela captação e triagem das pessoas que estão aptas a realizarem as sessões. “O Cerpris é a porta de entrada e o filtro dos usuários que necessitam e tenham interesse em ter esse tratamento, que é tão importante e desenvolvido com profissionais altamente capacitados”, explicou a diretora do Cerpris, Verônica Pesqueira.

Texto: Ângela Monteclaro – Ascom Sesau/PMJ

Compartilhar