Prefeitura de Juazeiro alerta para cuidados com a saúde mental em novas ações do ‘Janeiro Branco’

Início Prefeitura de Juazeiro alerta para cuidados com a saúde mental em novas ações do ‘Janeiro Branco’

Nesta quarta-feira (26), a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou diversas ações em alusão ao ‘Janeiro Branco’. A campanha faz um alerta à população para prevenção de doenças relacionadas à saúde da mente.

A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Maringá, juntamente com a equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), realizou uma caminhada pelas ruas do bairro com o intuito de chamar a atenção da população sobre a campanha ‘Janeiro Branco’.

“É fundamental falar sobre esse tema e mostrar a importância do cuidado com a saúde mental. E nós, da Unidade Básica de Saúde, estamos de portas abertas para receber as pessoas que necessitam desses cuidados”, frisou a enfermeira da UBS, Fernanda Ferreira Souza.

O morador, Jackson Santos de Oliveira, participou da caminhada e aprovou a ação. “A caminhada é uma iniciativa muito boa, e vocês estão de parabéns, pois estão realizando um trabalho de conscientização para que as pessoas conheçam mais sobre o assunto e entendam a importância de buscar apoio, quando necessário”, destacou Jackson.

Além da caminhada, a população também pôde participar de uma conversa nas redes sociais sobre o tema “Saúde mental em pauta”, realizada pelo Núcleo de Humanização e Educação Permanente da Sesau e diretoria de Saúde Mental.

“Considerando a campanha ‘Janeiro Branco’ como um momento para se falar sobre promoção de saúde mental, o objetivo do evento foi aproximar a população da temática. A escolha do modo virtual se deu justamente por essa ser uma ferramenta de aproximar as pessoas do debate e ao mesmo tempo zelar pela proteção da saúde delas, visto que ainda estamos em um momento de pandemia, respeitando as normas de segurança. O evento contou com a participação de diversos atores sociais, profissionais de saúde, gestores, estudantes, usuários dos serviços de saúde mental e familiares, dentre outros, o que enriqueceu a discussão e tornou o caráter do evento mais participativo e permitiu o compartilhamento de saberes e experiências”, enfatizou a diretora de Saúde Mental de Juazeiro, Ana Ires Almeida.

Texto: Aucilania Soares – Ascom/Sesau/PMJ

Compartilhar