Duas escolas municipais de Juazeiro receberam nesta quarta-feira (12), a visita de pesquisadoras da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que estão realizando um estudo sobre as práticas pedagógicas que promovem a aprendizagem dos estudantes. As unidades de ensino visitadas, na área rural do município, foram a Escola Municipal em Tempo Integral Rural de São José, localizada no NH4 do Projeto Curaçá, do distrito Itamotinga, e a Escola Municipal Santa Inês, do distrito Maniçoba.
As visitas fazem parte da Pesquisa em Municípios Eficazes na Gestão da Aprendizagem e têm como objetivo conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Juventude (Seduc), no que tange as experiências, programas e projetos na busca de otimizar a gestão para uma aprendizagem eficaz.
As pesquisadoras Sofia Lerche da Universidade Estadual do Ceará, Debora Duarte, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Iasmin Marinho da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) conversaram com as gestoras, os professores e estudantes, e conheceram os projetos de aprendizagem que são implementados em cada uma das unidades de ensino.
“São escolas lindas, com bons resultados. A nossa pesquisa focaliza esse tema, e esses bons resultados obtidos têm a ver com o trabalho onde todos da escola participam voltados para promover uma cultura de aprendizagem”, destacou a pesquisadora Sofia Lerche.
A superintendente de Gestão Escolar, Programas e Projetos da Seduc, Maria Alexandrina Araújo, ressaltou o empenho da gestão municipal em fazer com que a educação chegasse a ser referência para todo o Brasil. “O compromisso que a gestão Suzana Ramos tem com o processo de ensino aprendizagem é o responsável por Juazeiro estar hoje entre os 17 municípios avaliados com excelência na eficácia da gestão da aprendizagem. Ficamos felizes, pois não temos medido esforços para darmos conta da recomposição do aprendizado dos nossos alunos, que ficou comprometida devido a pandemia”, ressaltou Maria Alenxandrina.
O projeto
A pesquisa da FGV faz parte de um projeto financiado pela rede de pesquisas da Fundação e pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), que visa identificar e disseminar boas práticas pedagógicas em escolas públicas brasileiras. O resultado do estudo será a base para um livro com experiências exitosas para servirem de modelo para as escolas municipais do Brasil.