O desafio de manter a limpeza do Mercado do Produtor de Juazeiro é enorme. Mas a atual gestão tem feito o seu papel e garantido melhorias significativas, dentro e fora do entreposto. As mudanças positivas são reconhecidas por permissionários que circulam diariamente pelo local, onde toneladas de frutas, legumes e verduras são descartadas diariamente.
“Melhorou 110%”, resumiu o feirante José Maurício. “Melhorou demais, graças a Deus”, declarou Antônio Vieira, que também tem uma banca na feirinha do Ceasa.
Os profissionais da limpeza varrem, recolhem o lixo e depositam em ecopontos espalhados pelo mercado e em caçambas, que são recolhidas diariamente. A limpeza externa ocorre três vezes por semana e a cada 15 dias, sempre aos domingos, alguns setores do mercado passam por lavagem com água e sabão.
O trabalho tem sido intensificado na gestão da prefeita Suzana Ramos e mesmo com todas as dificuldades, dona Janice Ribeiro além de reconhecer o avanço na limpeza, lembra que a responsabilidade é coletiva. “Todos nós temos que fazer a nossa parte, trazer sacolinhas, separar nosso lixo e deixar tudo limpo sempre que possível”, defendeu.
Empenho
Parte da melhoria da limpeza, dentro e fora do mercado, se deve ao empenho pessoal do gerente de limpeza, Augusto Cardoso, que fiscaliza de perto o serviço, além de ouvir as sugestões de comerciantes. “É uma obrigação nossa e vamos melhorar ainda mais, principalmente aqui na feirinha com a construção dos banheiros”, declarou.
“Atendendo a determinação da prefeita Suzana Ramos, nós estamos buscando cada vez mais melhorar as condições de comercialização aqui no Mercado do Produtor, e, na qualidade de gestor, meu desafio é melhorar os resultados com os recursos disponíveis. Se cercar de pessoas igualmente engajadas e comprometidas com nosso objetivo, ajuda muito”, afirmou o diretor presidente da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), Carlos Neiva.
–
Texto e fotos: Rinaldo Lima -Ascom/AMA/PMJ