Pacientes com quadro suspeito de hanseníase em Juazeiro são atendidos em carreta instalada na Orla Nova

Início Pacientes com quadro suspeito de hanseníase em Juazeiro são atendidos em carreta instalada na Orla Nova

Começaram nesta segunda-feira (8), os atendimentos na ‘Roda Hans: Carreta da Saúde-Hanseníase’, que está instalada na Orla Nova de Juazeiro. Pacientes que apresentam manchas, diminuição da sensibilidade em qualquer parte do corpo ou ainda dormência nas mãos e pés, áreas adormecidas na pele, dor nos nervos, presença de caroços no corpo, inchaço em mãos e corpo começaram a buscar pelo serviço que ficará durante a semana.

Dona Maria Izabel da Costa ficou sabendo pela vizinha sobre os atendimentos que estariam sendo realizados na Carreta da Saúde. Como a dona Maria Izabel tinha uma mancha suspeita, foi buscar pelo serviço. “Um diagnóstico rápido é muito importante e é até melhor para a pessoa se tratar, porque quando não tem a certeza a pessoa se desespera e toma qualquer coisa e fica até pior”, destacou a paciente.

Juazeiro possui 120 pessoas em tratamento de hanseníase. Somente este ano, foram 90 casos novos. “Estaremos atendendo por demanda espontânea todos os contatos e casos de hanseníase. Esta é uma doença que chama a atenção porque é capaz de levar incapacidade às pessoas. Na carreta estaremos fazendo uma avaliação diferenciada, com teste rápido para contato, avaliação com fisioterapeuta, triagem para avaliação neurológica dos pacientes e contatos, aplicação da BCG. O nosso trabalho é multidisciplinar que envolve diferentes setores para além da saúde”, destacou o técnico da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Juazeiro, Walter Ataalpa.

A carreta ficará das 8h às 17h, até a sexta-feira (12).

Texto: Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube