Outubro Rosa: Servidoras e colaboradoras da Secretaria de Saúde de Juazeiro participam de palestra e ação educativa sobre prevenção ao câncer de mama

Início Outubro Rosa: Servidoras e colaboradoras da Secretaria de Saúde de Juazeiro participam de palestra e ação educativa sobre prevenção ao câncer de mama


No mês de conscientização contra o câncer de mama e colo do útero, os servidores e colaboradoras da Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro participaram, nesta quinta (20) e sexta-feira (21), de um momento de autocuidado e descontração. O ‘Dia Rosa’ faz parte do projeto ‘Bem Cuidar’ da Sesau, que reforça a premissa de que a prevenção é a melhor estratégia para o controle destas doenças.

Foram oferecidas palestras com nutricionista, orientações sobre os cuidados com as mamas e a realização do autoexame, ventosaterapia, além de massagem relaxante, espaço da beleza, sorteio de brindes, entre outros serviços. Foi um momento muito importante para a promoção da saúde.

Para Janete Félix, copeira na UPA, o momento foi de aprendizado. “Foi muito proveitoso poder saber mais sobre a importância de manter uma alimentação saudável, autocuidado com as mamas e além disso, ainda tivemos o lazer que foi maravilhoso também”, contou empolgada.

“O programa Bem Cuidar é uma ação importante desenvolvida pensando nos servidores da Secretaria de Saúde. Nosso objetivo sempre foi levar práticas de bem-estar e saúde para os servidores. E fazer o Dia Rosa dentro do programa foi muito gratificante, levamos informações de forma leve e descontraída. É um gesto de cuidado e valorização com nossas profissionais no Outubro Rosa”, explicou Anne Azevedo, diretora de Humanização e Educação Permanente da Sesau.

Outras ações

Ainda dentro da campanha do Outubro Rosa, a gestão municipal, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com o projeto ‘Cuidando de Quem Cuida’, também realizou ações educativas com os funcionários das Unidades Básicas de Saúde (UBS), como na UBS Mussambê no bairro Santo Antônio, na última quarta-feira (19), voltadas para a saúde física e mental da equipe.

De acordo com Fernando Costa, secretário de Saúde de Juazeiro, “o bem-estar dos servidores e colaboradores tem um olhar especial da atual gestão, com o desenvolvimento de projetos como esses, e durante o Outubro Rosa não seria diferente. Desde o início estamos empenhados na promoção de saúde junto aos nossos servidores e em especial no mês de outubro, reforçamos com as mulheres de nossas equipes de saúde, chamando atenção e incentivando o compartilhamento de informações para a prevenção ao câncer de mama”, contou.


Texto: Thamires Santos – Ascom/Sesau/PMJ
Fotos: Luan Medrado – Ascom PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube