Orla Nova de Juazeiro se prepara para receber a 13ª edição da Expovale

Início Orla Nova de Juazeiro se prepara para receber a 13ª edição da Expovale

Quem passou nas proximidades da Orla Nova de Juazeiro nos últimos dias pôde observar uma grande transformação no espaço, devido a  montagem da estrutura que vai receber a 13ª edição da Exposição de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco (Expovale)/2022. A tradicional exposição, organizada pela Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ACCOBA) e apoio da Prefeitura de Juazeiro, vai reunir criadores de todo o Brasil, e começa nesta terça-feira, 20 de setembro, com a solenidade oficial de abertura do evento prevista para às 19h, e segue até o dia 25.

Quase todos os espaços disponíveis foram reservados, somando mais de 220 expositores, além das áreas institucionais disponibilizadas para entidades e parceiros. A montagem da estrutura começou na semana passada e está prestes a ser concluída, para começar a receber os animais que irão participar da exposição.

“Iniciamos a montagem da estrutura no início da semana passada, estamos com cerca de 90% do parque de exposições pronto e nesta segunda-feira deveremos concluir”, destaca um dos organizadores do evento, Uatani Laercio, acrescentando que além da montagem da estrutura a equipe também está focada “na logística de recebimento dos animais, dos árbitros responsáveis pelo julgamento, inscrições dos animais que vão participar das competições, entre outras demandas”, acrescenta Uatani.

Julgamentos

Além da chancela e participação das maiores associações nacionais de criadores de caprinos e ovinos do país: ABCBoer, ABCDorper, ABCC, ACOOBA, ABSI, ARCO, entre outras, o evento terá os julgamentos ranqueados pela ABCDorper. Para participar, os interessados têm até às 16h de hoje, dia 19 de setembro, para efetuarem suas inscrições pela área de sócio no site da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO-OVINOS). De acordo com a ACCOBA, será cobrada uma taxa de R$ 5,00 por animal inscrito para custear o ranking baiano de 2022 e o criador deverá estar rigorosamente em dia com a tesouraria da Associação.

As baias

Na Expovale as baias são gratuitas e as reservas foram feitas por ordem de chegada. Ou seja, os primeiros a adquirirem suas baias tiveram o direito da escolha do local. A data base para julgamento será 20 de setembro e José Raphael Borba foi escalado como jurado das raças Dorper e White Dorper.

Público estimado

Até o dia 25 de setembro  a expectativa dos organizadores do evento é receber cerca de 30 mil visitantes de diversas partes do país, para conferir os diversos atrativos da exposição, dentre eles: a Festa Baiana do Anglo-nubiano, I Festa Baiana do Boer, ‘Copa Independência’, Leilão Expovale Berro Show, cursos, palestras,  julgamentos, torneio leiteiro, feira de produtos, atrações artísticas, praça de alimentação e muitas outras atividades. A programação completa da Expovale 2022 pode ser conferida no banner abaixo.

Texto: Gardennia Garibalde – Ascom/PMJ
Fotos: Luan Medrado/PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube