Nutricionista da UPA de Juazeiro orienta como os alimentos podem ser aliados no combate à doença inflamatória intestinal

Início Nutricionista da UPA de Juazeiro orienta como os alimentos podem ser aliados no combate à doença inflamatória intestinal

Em alusão ao Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal, celebrado nesta quinta-feira (19), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juazeiro realizou uma ação para orientar os pacientes que aguardavam por atendimento sobre os cuidados que se pode ter para evitar as doenças no intestino. A equipe de nutrição da UPA realizou orientações de como a alimentação pode ser uma aliada nesse processo.

Além das orientações, os profissionais distribuíram kits de cereais ao público. “Essa ação é importante, porque detectamos um número grande de casos de diarreia, principalmente em idosos nos últimos dois meses. Como a diarreia é uma inflamação do trato intestinal, aproveitamos a data para fazer esta orientação de como os alimentos são aliados no combate a essas doenças intestinais”, destacou o diretor administrativo da UPA, Régio Cunha.

As duas principais formas de doenças intestinais, segundo a nutricionista da UPA Jamile Dubbri, são a doença de Crohn e a Colite Ulcerativa, ambas apresentam características clínicas como diarreia, febre, perda de peso, anemia, intolerâncias alimentares, desnutrição e déficit de crescimento. “Elas costumam apresentar períodos de melhora e piora dos sintomas e estão ligadas ao nosso sistema de defesa”, disse a nutricionista da UPA.

Quem apresentar sintomas de doenças inflamatórias intestinais pode buscar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a UPA de Juazeiro, que também realiza esses atendimentos.

Texto: Amanda Franco- Ascom Sesau PMJ

Compartilhar