Núcleo de Cidadania de Adolescentes discute protagonismo juvenil e empoderamento de meninas em seminário do Selo Unicef em Juazeiro

Início Núcleo de Cidadania de Adolescentes discute protagonismo juvenil e empoderamento de meninas em seminário do Selo Unicef em Juazeiro

Dezenas de adolescentes que fazem parte do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) em Juazeiro participaram, na manhã desta quinta-feira (26), do 1º Seminário Temático ‘Empoderamento de Meninas e Promoção da Igualdade de Gênero’. A atividade, promovida no auditório da Câmara de Vereadores de Juazeiro, é uma das ações ligadas ao Selo Unicef.

Durante o evento aconteceram palestras referentes à necessidade da igualdade de gênero, ao protagonismo político e social de adolescentes e ao empoderamento de meninas e mulheres para uma sociedade mais justa. Além disso, o seminário contou com apresentações culturais.

Na ocasião, a coordenadora municipal do NUCA, que também é articuladora do Selo Unicef na cidade, Jussimara Oliveira, destacou que as ações desenvolvidas em favor dos adolescentes são fundamentais na garantia de um futuro melhor. “Quando respeitamos e valorizamos os adolescentes, construímos um amanhã mais próspero”, enfatiza Jussimara.

Para a estudante Ordânia Thayssa, aluna da Escola Municipal Terezinha Ferreira de Oliveira, no bairro Tabuleiro, mesmo com pouco tempo participando do programa, ela entendeu melhor qual o seu lugar no mundo. “Eu sou nova no núcleo, mas já acho que o programa ajuda muitos adolescentes a se sentirem incluídos na sociedade. É um projeto lindo”, concluiu.

Parceria intersetorial

Através da Prefeitura de Juazeiro, as Secretarias de Saúde (Sesau), Educação e Juventude (Seduc), Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) e Cultura, Turismo e Esportes (Seculte) estiveram presentes no Seminário. Também estiveram na mesa redonda, além de representantes do NUCA, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal da Juventude (COMJUV), além de representantes da OAB Subseção Juazeiro.

O NUCA

Iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o NUCA é composto por adolescentes com idades entre 12 e 18 anos incompletos e tem o objetivo de discutir e fomentar a promoção de ações que assegurem direitos e oportunidades para os adolescentes.

Texto: Elen Victória – Estagiária da Ascom/Seduc/PMJ
Fotos: Samuel Ferreira – Ascom/PMJ

Compartilhar