No Dia Mundial da Água Prefeitura de Juazeiro alerta para a conscientização e importância da preservação do líquido

Início No Dia Mundial da Água Prefeitura de Juazeiro alerta para a conscientização e importância da preservação do líquido

No Dia Mundial da Água Prefeitura de Juazeiro alerta para a conscientização e importância da preservação do líquido

Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano

Autor: Comunicação

No Dia Mundial da Água Prefeitura de Juazeiro alerta para a conscientização e importância da preservação do líquido

22/03/2023 15h29 Atualizado há 3 meses atrás


A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), destaca a importância do Dia Mundial da Água e da conscientização sobre o seu uso e tratamento. Criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o dia 22 de março é um importante momento de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra.

O município de Juazeiro é banhado pelo rio São Francisco, também conhecido como o Velho Chico, onde desempenha uma função importantíssima para os povos ribeirinhos sendo um dos principais rios do país que fornece água para diversas atividades econômicas, como agricultura, pesca e turismo para a região.

Para o secretário da Semaurb, Isledio Bandeira, mais importante do que trazer a discussão sobre a importância da água é refletir sobre a durabilidade deste recurso natural. “É importante lembrar que pequenas ações, como fechar a torneira enquanto escova os dentes, podem contribuir para a economia deste recurso tão valioso. O objetivo é conscientizar e refletir sobre a importância da água como fonte de vida para o ser humano e também reforçar a preservação do meio ambiente”, ressaltou o representante.

“Hoje é um dia para refletir sobre a importância da água no mundo e em especial para a população juazeirense. Sabemos que ciclo hidrológico da água é o mesma desde a sua existência, porém a poluição, contaminação e o desperdício é um dos grandes problemas que afetam seus múltiplos usos. O rio São Francisco e o rio Salitre, são as principais fontes de água da nossa cidade, e precisam ser cuidados por cada cidadão”, enfatizou o diretor de meio ambiente, Alexandre Batista.

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) através do setor de Educação Ambiental e Proteção Animal, recomenda algumas práticas que contribuem para o uso consciente da água:

• Trocar copos descartáveis por canecas e copo de vidro;
• Não lavar calçada e automóveis com mangueira;
• Evitar vazamentos;
• Reaproveitamento de água da chuva e das máquinas de lavar;
• Não jogar lixo na orla fluvial;
• Não fazer ligações ilegais de esgoto na rede de drenagem de chuva;
• Evitar construções próximos aos riachos Mulungu, Malhada e Macarrão;
• Fechar a torneira enquanto estiver escovando os dentes;
• Diminuir o tempo de banho.

Preservar a água é valorizar a vida!


Texto: Gabriel Filliph – Ascom PMJ


Facebook Instagram Youtube