No Dia do Professor, profissionais relatam motivações e conquistas da carreira na rede municipal de ensino de Juazeiro

Início No Dia do Professor, profissionais relatam motivações e conquistas da carreira na rede municipal de ensino de Juazeiro

No Dia do Professor, profissionais relatam motivações e conquistas da carreira na rede municipal de ensino de Juazeiro

Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária - ADEAPAutarquia Municipal de Abastecimento - AMACasa dos ConselhosChefia de GabineteCompanhia de Segurança, Trânsito e Transporte - CSTTInstituto de Previdência de Juazeiro - IPJSecretaria de Administração - SEADSecretaria de Comunicação - SECOMSecretaria de Cultura, Turismo e Esportes - SECULTESecretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e DiversidadeSecretaria de Educação e Juventude - SEDUCSecretaria de Finanças - SEFINSecretaria de Gestão de Pessoas - SEGESPSecretaria de GovernoSecretaria de Meio Ambiente e Ordenamento UrbanoSecretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano - SEDURSecretaria de SaúdeSecretaria de Serviços PúblicosServiço de Água e Saneamento Ambiental - SAAE

Autor: Comunicação

No Dia do Professor, profissionais relatam motivações e conquistas da carreira na rede municipal de ensino de Juazeiro

Profissional importante para a construção de cidadãos críticos e conscientes, o professor, que tem a educação como instrumento de trabalho, desempenha um importante papel na sociedade. Entendendo sua relevância, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), celebra este 15 de outubro, data comemorativa à categoria, reafirmando o respeito e a […]

15/10/2022 6h00 Atualizado há 2 meses atrás

Profissional importante para a construção de cidadãos críticos e conscientes, o professor, que tem a educação como instrumento de trabalho, desempenha um importante papel na sociedade. Entendendo sua relevância, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), celebra este 15 de outubro, data comemorativa à categoria, reafirmando o respeito e a gratidão a todos aqueles que contribuem para construção de uma rede municipal de ensino forte e que dá resultados positivos, e destacando os diversos investimentos voltados para a melhoria nas condições de trabalho e para a valorização profissional.

Para reforçar o corpo de colaboradores, mais de 200 novos professores ingressaram na rede municipal de ensino, mediante concurso público, realizado em 2021. Rafael Santos Soares é um desses novos profissionais e destacou o que representa para ele. “Poder fazer parte do quadro de professores da rede municipal, além de ser um sonho realizado, é uma oportunidade ímpar. Poder colaborar com a educação do município, ser um servidor público é uma responsabilidade e uma oportunidade que desejo exercer com máximo respeito e dedicação”, enfatizou Rafael.

Para dar suporte ao professor em sala de aula, mais de 1.000 notebooks foram distribuídos nas escolas municipais da sede e interior, para auxiliar o desenvolvimento das atividades da rotina escolar, entre elas, o acesso ao Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc), novo espaço onde o professor realiza registros da aula de forma online. Além disso, os profissionais também contam com materiais didáticos contextualizados com a nova realidade da educação e que inovam na prática pedagógica.

“O sentimento de fazer parte da rede municipal de Juazeiro, além de gratificante, é prazeroso. A gente percebe que a educação avança a cada dia, a valorização profissional e, acima de tudo, a gente vê as crianças empolgadas com o que fazemos. Então, a palavra é gratidão”, explicou Océia Santana, professora que atua na Escola Municipal Prefeito Aprígio Duarte.

Qualificação e resultados

A qualificação profissional que reflete no ensino e traz resultados em sala de aula, também é levada a sério pela Prefeitura de Juazeiro e as iniciativas são abraçadas pelos profissionais. Só em 2021, cerca de 2000 professores que atuam na rede municipal de ensino participaram de formações continuadas que contabilizaram 440h de imersão em  diversos conteúdos. A iniciativa trouxe resultados positivos para a rede municipal, como o bom desempenho na mais recente avaliação realizada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que na contramão da maioria das cidades brasileiras, conferiu a Juazeiro um crescimento de 4.2 para 4.5 na nota dos Anos Finais (6º ao 9º anos), em plena pandemia.

“Ser professor é algo muito importante para nós, porque vivenciamos cada dia algo diferente com essas crianças. A gente percebe o quanto elas têm um carinho por nós e há um vínculo muito importante, que é da criança com a professora, a família e toda a escola. Então, é em cima desse vínculo de família e escola que nós trabalhamos”, explicou a professora Leuza Lane Ferreira, que atua na Escola Municipal Estação do Saber José Carlos Tanuri.

Valorização profissional

Para reforçar ainda mais a valorização profissional, por meio de convênio inédito de cooperação firmado entre a Prefeitura de Juazeiro e Universidade de Pernambuco (UPE), professores efetivos da rede municipal de ensino de Juazeiro agora podem se inscrever para concorrer dentro da modalidade de cotas para a categoria, na seleção do Programa de Pós-graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI), que está com inscrições abertas até 26 de outubro.

A Prefeitura de Juazeiro também já realizou diversas ações de valorização profissional que contemplam os profissionais da educação, inclusive, os professores, como avaliações automáticas de carreira e o pagamento inédito de licenças-prêmio acumuladas.

“São ações importantes e que além de direitos da categoria, reforçam o cuidado da gestão municipal com a educação. Nós temos um compromisso com esse setor que desenvolve um papel fundamental na sociedade. O professor não apenas ensina, ele participa da realização dos sonhos dos alunos, constrói futuros e ajuda a fazer do mundo um lugar melhor”, enfatizou a prefeita Suzana Ramos.

Texto: Brena Souza – Ascom/Seduc/PMJ

Facebook Instagram Youtube