Na semana da Síndrome de Down, CERPRIS ressalta os serviços ofertados em Juazeiro

Início Na semana da Síndrome de Down, CERPRIS ressalta os serviços ofertados em Juazeiro

Neste dia 21 de março se comemora o Dia Mundial da Síndrome de Down. Juazeiro tem um equipamento específico para essas pessoas. O Centro Regional de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (CERPRIS) atende em média 50 crianças por mês. O  atendimento é multidisciplinar, com terapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e médicos especialistas.

“A gente trabalha com estimulação precoce, caso das crianças com síndrome de Down que são encaminhadas, onde aqui realizamos o atendimento multidisciplinar, com as terapias, além de neuropediatras e todo o acolhimento do serviço social”, explica a diretora do Cerpris, Verônica Pesqueira.

As crianças com Síndrome de Down são encaminhadas do Hospital Materno Infantil de Juazeiro e das unidades básicas de saúde, na faixa etária de zero a 4 anos.

“Nessa fase de um mês a 4 anos de idade é o  período de maior desenvolvimento neurológico, que a gente chama de ‘período de neuroplasticidade’. Para essas crianças o atendimento é exclusivo no CERPRIS. Depois do acolhimento aqui no centro, tem também o ambulatório da Policlínica, com a fonoaudióloga individual, depois que a criança passa da fase de estimulação precoce”, conclui Verônica.

Outras demandas

O CERPRIS atende várias demandas, como pacientes neurológicos, crianças com paralisia cerebral, adultos com traumatismo craniano, AVC, síndromes e atrasos no desenvolvimento global. O serviço é regional e além da população de Juazeiro, é referência no atendimento de pacientes de 28 municípios. 

Serviço:

CERPRIS – Centro Regional de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social

Funcionamento: Segunda a sexta-feira

Horário: 7h às 17h

Endereço: Rua José Araújo, 205 – Bairro Santo Antonio 

Telefone: (74) 3612-1866

Texto: Maria Lima – Ascom/

Compartilhar