Mulheres da comunidade de Capim de Raiz, em Juazeiro, recebem orientações sobre amamentação

Início Mulheres da comunidade de Capim de Raiz, em Juazeiro, recebem orientações sobre amamentação

Mulheres da comunidade de Capim de Raiz, em Juazeiro, recebem orientações sobre amamentação

Autor: Comunicação

Mulheres da comunidade de Capim de Raiz, em Juazeiro, recebem orientações sobre amamentação

Dentro da programação do ‘Agosto Dourado’, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde levou, nesta segunda-feira (16), orientações sobre aleitamento materno à comunidade de Capim de Raiz, na região do Salitre, zona rural do município. Na ocasião, gestantes e lactantes aprenderam sobre os benefícios da amamentação para a saúde do bebê. Mona Ariela […]

16/08/2021 22h09 Atualizado há 1 ano atrás

Dentro da programação do ‘Agosto Dourado’, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde levou, nesta segunda-feira (16), orientações sobre aleitamento materno à comunidade de Capim de Raiz, na região do Salitre, zona rural do município. Na ocasião, gestantes e lactantes aprenderam sobre os benefícios da amamentação para a saúde do bebê.

Mona Ariela Santos, de 24 anos, está esperando o segundo filho. O primeiro mamou 5  meses. Com as orientações que recebeu hoje, Mona já se prepara para amamentar o bebê que está chegando. “Eu pretendo amamentar mais tempo. Hoje aprendi exercícios e recebi informações  que podem facilitar a pega do peito. Coisas que eu não sabia do primeiro filho”, relatou.

A médica da UBS de Capim de Raiz, Elinalva Moura ressalta que as informações repassadas ajudam as mães a compreenderem a importância do aleitamento. “Quanto mais se orienta, mais as mães se comprometem com a amamentação. Aqui as mães aceitam bem o que a gente ensina sobre esse alimento tão puro e saudável  que elas têm e podem oferecer aos filhos”, ressaltou a médica.

Aleitamento

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), mesmo em ambientes quentes e secos, o leite materno supre as necessidades de líquido de um bebê. Água e outras bebidas não são necessárias até o sexto mês de vida. Dar ao bebê outro alimento, que não o leite materno, aumenta o risco de diarreia ou outra doença.

Agosto Dourado

Além de incentivar a amamentação, a ação desta segunda-feira promoveu ainda teste de glicemia, aferição de pressão arterial, pesagem e medidas das gestantes e orientações sobre alimentação saudável, com a equipe multidisciplinar da Atenção Básica e da Assistência Nutricional da Secretaria de Saúde.

“As mães e lactantes aproveitaram esse momento para fazer o cadastro nos programas sociais do governo que estão disponíveis na Secretaria de Saúde, como o ‘Benefício Variável à Gestante’ que complementa durante a gestação e na lactação a alimentação das mães, por um período de 9 meses. E fizemos também o cadastramento no programa bolsa família,” explicou a gerente de Assistência Nutricional de Juazeiro, Beatriz Lopes.

A programação do Agosto Dourado segue até o final do mês nas Unidades Básicas de Saúde do município.

Texto: Maria Lima – Ascom/Sesau/PMJ


Facebook Instagram Youtube