Os moradores do Residencial Juazeiro I, beneficiários do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, estão participando de cursos profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES). A iniciativa faz parte do trabalho de pós-ocupação realizado nos residenciais, que busca, além de fortalecer a organização comunitária, instrumentalizar a comunidade para o mercado de trabalho e para o empreendedorismo.
“Nesta primeira etapa, estamos oferecendo os cursos de manicure e design de sobrancelhas, atividades que foram apontadas como interesse da comunidade. A carga horária varia entre 32h e 72h, contamos com aproximadamente 50 participantes e ao final do curso todos recebem os certificados e os instrumentos para que possam trabalhar”, conta a diretora de Habitação, Quisa Benevides.
De acordo com a superintendente de Políticas Sociais da SEDES, Bethânia Amorim, o projeto leva autonomia para as pessoas. “Esse é um projeto que fortalece a autonomia das pessoas, porque são cursos que capacitam o aluno para empreender. Com a conclusão da capacitação podem trabalhar por conta própria, criar o seu próprio negócio”, avalia a gestora.
Para Gabriele dos Santos Silva, aluna do curso de manicure, o conhecimento adquirido na formação vai ampliar as suas oportunidades de trabalho. “Eu sempre gostei da área de manicure, sempre quis aprender. Agora eu tive a oportunidade, vim fazer esse curso e sei que vai abrir muitas portas para mim”, frisa.

(Foto: Ascom/PMJ)
—
Texto: Eneida Trindade – Ascom/SEDES/PMJ