Moradores do Antônio Guilhermino recebem força-tarefa contra o mosquito Aedes aegypti

Início Moradores do Antônio Guilhermino recebem força-tarefa contra o mosquito Aedes aegypti

Os moradores do bairro Antônio Guilhermino, em Juazeiro, receberam neste sábado (21) o mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, realizado pelos agentes de endemias da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau). O bairro é um dos que apresentam maior Índice de Infestação Predial do município.

Os agentes de endemias, que realizam diariamente o trabalho de combate aos focos do mosquito pela cidade, intensificaram a busca ativa de larvas e do mosquito adulto e também fizeram as orientações de como evitar a proliferação do Aedes aegypti junto à população. “Esta é a quarta edição do mutirão de combate ao Aedes aegypti. A população está trabalhando em conjunto nessa luta contra o mosquito e está abrindo suas portas para as nossas equipes de educação em saúde”, destacou o supervisor do Núcleo de Endemias, Diego Alves.

Cerca de 80 agentes participaram do mutirão. A ação já foi realizada em outras localidades que também apresentam alto índice de infestação do mosquito: Argemiro, Carnaíba do Sertão e Santo Antônio. Segundo o supervisor, além dos trabalhos dos agentes de endemias, a população deve ficar atenta a qualquer local que possa servir como criadouro do mosquito Aedes. “Em alguns minutinhos circulando em nossas casas podemos evitar que o mosquito se espalhe, não deixando água parada”, ressaltou Diego Alves. 95% dos focos encontrados estão dentro das residências.

De acordo com o secretário de Saúde, Fernando Costa, que também acompanhou o mutirão, o trabalho incansável dos agentes de endemias tem sido fundamental para este momento de combate ao mosquito. “Em cada ponto que ando, vejo que os colaboradores da saúde estão cada vez mais engajados. Quando a gente passa nas casas e consegue evitar que pelo menos uma pessoa pegue dengue, diminuímos o risco dessa pessoa morrer. Todos os agentes de endemias estão salvando vidas. Estão todos de parabéns”, destacou o secretário.

Dengue Zap

A Prefeitura de Juazeiro também disponibilizou um número de WhatsApp para receber informações sobre possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. O contato do ‘Dengue Zap’ é (74) 9 8827-9832. Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e recebe apenas mensagens.


Texto: Amanda Franco –Ascom Sesau PMJ
Fotos: Pedro Ângelo/PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube