‘Meio Ambiente em Ação’ leva informação, atividades educativas e jogos ecológicos durante comemoração dos 144 anos de Juazeiro

Início ‘Meio Ambiente em Ação’ leva informação, atividades educativas e jogos ecológicos durante comemoração dos 144 anos de Juazeiro

Esporte e consciência ambiental é uma mistura que sempre deu certo. Durante a programação da Copa Vela, que marcou o aniversário de 144 anos de Juazeiro, entre uma regata e outra, o público que passou pela Orla da cidade também pode conhecer um pouco do trabalho que a Prefeitura de Juazeiro desenvolve para incentivar atitudes ecológicas e o cuidado com o meio ambiente.

Durante o fim de semana, o stand do projeto ‘Meio Ambiente em Ação’, uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), ficou bastante movimentado. Dezenas de pessoas visitaram o espaço, conheceram uma exposição fotográfica com imagens da fauna e flora da Caatinga, tiveram acesso a orientações técnicas e receberam vários materiais informativos, adesivos dos ‘amigos do meio ambiente’ e sacolinhas ecológicas.

O público elogiou a iniciativa de unir a competição esportiva à atividade socioambiental. “Bastante inovador você ter um evento esportivo e ao lado desse evento você ter atividades relacionadas ao meio ambiente como entrega de mudas, esse espaço aqui da prefeitura com várias atividades que trazem uma maior consciência para os cuidados com o meio ambiente”, disse o bibliotecário Renato Alves.

“Sinceramente, eu achei essa iniciativa bem legal por causa da conscientização da população sobre as questões ambientais. Essa estrutura tá muito legal, muito organizada, traz o conhecimento para as pessoas e também dá exemplo sobre como cuidar do meio ambiente, que realmente está precisando muito. A gente tem que contribuir e fazer a nossa parte”, completou a professora Alei Vitorino.

Quiz ecológico

E no stand do projeto ‘Meio Ambiente em Ação’ teve espaço também para troca de conhecimento e muita diversão. Uma das atividades mais procuradas pelo público foi o quiz ecológico. Adultos, jovens e até as crianças participaram de uma disputa de perguntas e respostas sobre meio ambiente, conhecimentos gerais e curiosidades sobre a história de Juazeiro. Quem respondia corretamente ganhava brindes sustentáveis.

“Amei tudo, achei tudo bem interessante, muito criativa a parte educacional, as perguntas com as respostas, achei fantástica a atitude da Secretaria de Meio Ambiente”, declarou a florista Eliane Almeida.

“O quis foi uma coisa diferenciada para mostrar para o povo o que o meio ambiente tem para nos proporcionar, e as perguntas são bem interessantes para quem já estudou”, disse o estudante Carlos Henrique Almeida Silva.

Atenção ao meio ambiente

A prefeita Suzana Ramos esteve no local prestigiando as atividades e declarou que a intenção da prefeitura é desenvolver muito mais ações ambientais no município. “A equipe da Semaurb está de parabéns por ter promovido esse espaço dentro da Copa Vela e por estar realizando um trabalho tão importante de educação e preservação ambiental, orientando a população a não poluir, a cuidar do nosso rio que é tão lindo, a cuidar da natureza. Nossa intenção é cada vez mais promover iniciativas como essa em nossa cidade”, explicou Suzana.

Texto: Edísia Santos – Ascom Semaurb/ PMJ

Fotos: João Pedro Soares/PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube