Mais de 4 mil usuários recebem atendimentos de saúde mental nos CAPS em Juazeiro

Início Mais de 4 mil usuários recebem atendimentos de saúde mental nos CAPS em Juazeiro

Mais de 4 mil usuários recebem atendimentos de saúde mental nos CAPS em Juazeiro

Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária - ADEAPAutarquia Municipal de Abastecimento - AMACasa dos ConselhosChefia de GabineteCompanhia de Segurança, Trânsito e Transporte - CSTTControladoriaInstituto de Previdência de Juazeiro - IPJSecretaria de Administração - SEADSecretaria de Comunicação - SECOMSecretaria de Cultura, Turismo e Esportes - SECULTESecretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e DiversidadeSecretaria de Educação e Juventude - SEDUCSecretaria de Finanças - SEFINSecretaria de Gestão de Pessoas - SEGESPSecretaria de GovernoSecretaria de Meio Ambiente e Ordenamento UrbanoSecretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano - SEDURSecretaria de SaúdeSecretaria de Serviços PúblicosServiço de Água e Saneamento Ambiental - SAAE

Autor: Comunicação

Mais de 4 mil usuários recebem atendimentos de saúde mental nos CAPS em Juazeiro

Mais de 4.300 usuários recebem atendimentos de saúde mental nos Centros de Atenção Psicossocial da Prefeitura de Juazeiro. Os três serviços da Rede de Atenção Psicossocial, da Secretaria de Saúde (Sesau), oferecem atendimento especializado em saúde mental que atende pessoas em sofrimento psíquico grave e persistente. Cada CAPS acolhe um perfil diferente de usuário e […]

31/10/2022 8h00 Atualizado há 1 mês atrás

Mais de 4.300 usuários recebem atendimentos de saúde mental nos Centros de Atenção Psicossocial da Prefeitura de Juazeiro. Os três serviços da Rede de Atenção Psicossocial, da Secretaria de Saúde (Sesau), oferecem atendimento especializado em saúde mental que atende pessoas em sofrimento psíquico grave e persistente.

Cada CAPS acolhe um perfil diferente de usuário e todos são porta aberta, ou seja, não precisam de encaminhamento para fazer o atendimento do usuário.

– O ‘CAPS II João Martins de Souza’ funciona na Rua Jequitibá, nº10, no bairro Cajueiro, atende adultos em sofrimento psíquico grave e persistente. A unidade atualmente possui 1.360 usuários ativos e realiza, em média, 70 atendimentos diários. Entre os atendimentos estão atividades coletivas, atendimentos individuais com médicos, psicólogos, serviço social, terapeuta ocupacional, educadora física e de enfermagem. Por mês, são feitos mais de 540 atendimentos.

– O ‘CAPS AD III Cuidando de Vidas’ funciona na Avenida Elizeu Martins do Nascimento, S/N, no bairro Novo Encontro. O local atende adultos que fazem uso de substâncias psicoativas. Na unidade, 1.763 usuários estão ativos utilizando os serviços ofertados.

O CAPS Infantojuvenil funciona na Rua Almirante Tamandaré, nº 177, no bairro Country Club, atende crianças e adolescentes em sofrimento grave e persistente e/ou que fazem uso de risco de substâncias psicoativas. Por semana, cerca de 100 atendimentos são realizados pela equipe multiprofissional. 1.185 crianças e adolescentes são acolhidos pelo serviço de saúde mental.

“A rede de saúde mental do município está buscando se reorganizar para melhorar o serviço, desde a infraestrutura até a organização no processo de cuidado desses usuários. Com essa reestruturação, os usuários passam a ter um acolhimento mais humanizado e individualizado, o que favorece na sua autonomia e melhora na qualidade de vida”, destacou a diretora de Saúde Mental da Sesau, Ana Ires Almeida.

Os CAPS funcionam com equipes multiprofissionais completas, seguindo as portarias do Ministério da Saúde, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

Texto: Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ


Facebook Instagram Youtube