Mais da metade dos pedidos de atendimento na Secretaria Municipal da Fazenda de Juazeiro já são solicitados pela internet

Início Home Mais da metade dos pedidos de atendimento na Secretaria Municipal da Fazenda de Juazeiro já são solicitados pela internet

Mais da metade dos serviços solicitados pelos contribuintes na Secretaria de Finanças e Fazenda (Sefin/Sefaz) já são requisitados de forma online. No mês de fevereiro 53,8% dos atendimentos protocolados foram realizados através da plataforma 1Doc. A melhoria no atendimento da população veio após a implantação do Programa Papel Zero, uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, que visa melhorar a eficiência no atendimento, baseada no princípio da economicidade.

Na Secretaria de Finanças e Fazenda, um dos atendimentos mais procurados através do atendimento online é o pedido de entrada no processo de Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), correspondendo a 25% das requisições no mês de fevereiro, seguido da Ficha Cadastral, 13% das solicitações.

Para requisitar os serviços, basta que o cidadão tenha acesso a um computador, tablet ou celular com internet. “Os pedidos que antes eram feitos presencialmente na Secretaria de Finanças e Fazenda, já estão sendo solicitados de maneira online. O impacto é principalmente na perda de tempo que antes a pessoa tinha. Após a implantação da plataforma 1Doc, agora o contribuinte pode solicitar de casa ou de onde ele estiver, a qualquer horário do dia ou da noite e também no final de semana. Com isso, atualmente não temos mais filas tão grandes aqui no Serviço de Atendimento Municipal (SAM) como a gente teria se o atendimento fosse só presencial. Assim também evitamos aglomerações. Para alguns documentos mais simples, a devolutiva do atendimento está acontecendo em até um dia útil”, destacou o diretor do Cadastro Imobiliário da Sefaz, Romeson Rojas Barbosa.

Ainda de acordo com Romeson Rojas, o sistema online 1Doc gera economicidade de gastos e de tempo não só para o contribuinte, mas para o município também. “Com relação ao nosso trabalho aqui na Sefaz, não precisamos mais ficar imprimindo para escanear, anexar e enviar, o que aumenta de forma significativa a eficiência por tornar mais ágil o processo. E é mais seguro também, porque com o atendimento online, o documento recebe uma assinatura digital que pode ser verificada, já que a chance de ter uma fraude é bem menor”, completou o diretor.

Como solicitar os serviços online da Prefeitura de Juazeiro

Acesse o site da Prefeitura (https://www.juazeiro.ba.gov.br/), em seguida vá até a sessão ‘Juazeiro On-Line’, e clique em ‘Protocolo’, digite seu login e senha. Caso ainda não possua login e senha, é necessário preencher o cadastro de identificação com as informações pessoais, indicar um endereço de e-mail, telefone e escolher uma senha. Após isso, para dar entrada num requerimento administrativo, o contribuinte deve clicar em ‘Assunto’, selecionar o tipo de serviço desejado. Em ‘Descrição’, deve escrever detalhadamente o que precisa, depois anexar as cópias digitalizadas dos documentos e clicar em “Procolocar” para enviar. Após isso, toda tramitação que for efetuada no processo, o contribuinte irá receber uma notificação no e-mail cadastrado ou uma mensagem por SMS no celular.

Dúvidas e mais informações podem ser tiradas presencialmente no Serviço de Atendimento Municipal (SAM), na SEFAZ, que fica no prédio da Prefeitura de Juazeiro, na Rua 15 de Julho, nº 32, Centro, ou pelo telefone (74) 3612-3611.

Texto: Edísia Santos – Ascom/SEFIN SEFAZ/ PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube