Juazeiro sedia encontro macrorregional de combate ao trabalho infantil nesta sexta-feira

Início Juazeiro sedia encontro macrorregional de combate ao trabalho infantil nesta sexta-feira

Com o objetivo de fortalecer as estratégias e ações de combate ao Trabalho Infantil no Norte Baiano, Juazeiro sediará, nesta sexta-feira (19), no Auditório do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, no bairro João XXIII, a partir das 13h30, o 2º momento do Encontro do Fórum Estadual de Erradicação e Prevenção do Trabalho infantil no Estado da Bahia (FETIPA), na Macrorregional Norte/Juazeiro para o Combate ao Trabalho Infantil.

Promovido pelo FETIPA em parceria com a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretarias Municipais de Assistência Social, Mulher e Diversidade (Sedes), Educação e Juventude (Seduc) e Saúde (Sesau), o evento visa proporcionar o diálogo entre os atores sociais envolvidos com a temática e fomentar o planejamento de ações integradas para o fortalecimento da Rede de Combate ao Trabalho Infantil nas macrorregiões. 

“Vamos discutir novas ações de políticas públicas para conscientização e combate ao trabalho infantil, para a partir daí darmos andamento a criação do Comitê, para que juntos possamos trabalhar com eficiência a problemática da erradicação do trabalho infantil na Macrorregião Norte”, destaca a diretora de Proteção Social Especial da Sedes, Sandra Faustino.

O Fórum

O FETIPA é um espaço interinstitucional permanente de articulação, comprometido com a erradicação do Trabalho Infantil e com a proteção e garantia dos direitos do adolescente no trabalho. Composto por organismos estatais e não estatais, públicos e privados, integra governos e sociedade no enfrentamento ao problema. 

A macrorregião a que Juazeiro pertence está entre as nove macrorregiões pensadas pela FETIPA como forma de mobilização e fortalecimento das ações de Combate ao Trabalho Infantil no estado da Bahia. “Os encontros do FETIPA/BA são realizados em cada uma das macrorregionais por conta de uma estratégia de articulação junto a estas instâncias, para mobilizar os 417 municípios do estado da Bahia. O objetivo é socializar e divulgar informações relacionadas ao Fórum, bem como os demais informes acerca da temática: Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador, fortalecendo o FETIPA e aproximando-o da sociedade de modo geral”, destaca Sandra Faustino.

Trabalho infantil

São consideradas como trabalho infantil as diversas atividades econômicas ou atividades de sobrevivência realizadas por crianças ou adolescentes em idade inferior a 16 anos. Durante o encontro, entidades e sociedade civil debaterão com o poder público as formas de prevenção, erradicação da exploração do trabalho infantil precoce, o papel da proteção social e os meios de combatê-las, para que sejam oportunizadas cada vez mais dignidade e cidadania às crianças, adolescentes e suas famílias.


Texto: Gardennia Garibalde – Ascom PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube