Juazeiro recebe atletas nacionais e internacionais para quarta edição do Triathlon ‘Mãe Malvada’ neste domingo

Início Juazeiro recebe atletas nacionais e internacionais para quarta edição do Triathlon ‘Mãe Malvada’ neste domingo

Juazeiro recebe atletas nacionais e internacionais para quarta edição do Triathlon ‘Mãe Malvada’ neste domingo

Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária - ADEAPAutarquia Municipal de Abastecimento - AMACasa dos ConselhosChefia de GabineteCompanhia de Segurança, Trânsito e Transporte - CSTTInstituto de Previdência de Juazeiro - IPJSecretaria de Administração - SEADSecretaria de Comunicação - SECOMSecretaria de Cultura, Turismo e Esportes - SECULTESecretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e DiversidadeSecretaria de Educação e Juventude - SEDUCSecretaria de Finanças - SEFINSecretaria de Gestão de Pessoas - SEGESPSecretaria de GovernoSecretaria de Meio Ambiente e Ordenamento UrbanoSecretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano - SEDURSecretaria de SaúdeSecretaria de Serviços PúblicosServiço de Água e Saneamento Ambiental - SAAE

Autor: Comunicação

Juazeiro recebe atletas nacionais e internacionais para quarta edição do Triathlon ‘Mãe Malvada’ neste domingo

Próximo de completar 144 anos, Juazeiro tem recebido diversos eventos esportivos para comemorar a data. Um dos exemplos é o evento de Thriatlon “Mãe Malvada”, que acontece no próximo domingo (10). Com recorde de inscrições, o evento, idealizado pela triatleta Ana Augusta, em parceria com a prefeitura de Juazeiro, está em sua quarta edição e […]

06/07/2022 16h02 Atualizado há 5 meses atrás


Próximo de completar 144 anos, Juazeiro tem recebido diversos eventos esportivos para comemorar a data. Um dos exemplos é o evento de Thriatlon “Mãe Malvada”, que acontece no próximo domingo (10). Com recorde de inscrições, o evento, idealizado pela triatleta Ana Augusta, em parceria com a prefeitura de Juazeiro, está em sua quarta edição e trará mais de 500 atletas entre profissionais e amadores de vários estados do Brasil e também de outros países, como Espanha, Estados Unidos e Portugal.

A largada será às 7h, com os atletas em balsas no meio do Rio São Francisco, iniciando pela natação. Depois, no solo juazeirense, os competidores pegam a bicicleta, atravessam a ponte Presidente Dutra e concluem o percurso com corrida próximo à Haus Bier, em Petrolina.

A prefeita Suzana Ramos, uma das maiores incentivadoras da prática de esportes em Juazeiro, está empolgada com os eventos esportivos que fazem parte das comemorações do aniversário da cidade. “A gente tem o esporte como prioridade. Desde que os eventos voltaram a acontecer, mesmo de forma gradativa, por conta da pandemia, a gente tem procurado apoiar, investir e chegar junto de competições como o Mãe Malvada, idealizado por essa pessoa tão dedicada, como é Ana Augusta. Também não podemos deixar de mencionar a Copa Vela, que vai abrilhantar o aniversário de Juazeiro e reunirá atletas de diversas partes do país. Vamos sempre buscar apoiar esse tipo de ação, pois quem ganha é a nossa cidade”, afirma.

Quem também está empolgada é a idealizadora do Mãe Malvada, Ana Augusta. Ela começou no triathlon como algo casual, para comemorar o seu aniversário entre amigos fazendo o que gosta, e viu o evento ficar grandioso. “Hoje o Mãe Malvada é considerado  o triathlon mais bonito do Brasil. Além disso, é o único que une duas federações, a baiana e a pernambucana, com grandes patrocinadores e apoiadores, bateu recorde de inscrições logo nos primeiros dias. Eu só tenho a agradecer, inclusive à Prefeitura de Juazeiro pelo apoio e reconhecimento”, celebra Ana Augusta.

Se preparando há quase seis meses, a atleta amadora, Maria Eugênia, colocou como meta a participação no Mãe Malvada. Entre idas e vindas, ela corre desde 2018, e, com o apoio de um amigo que já estava iniciando no triathlon e a insistência do esposo, buscou iniciar a prática. “Coloquei como meta a participação no Mãe Malvada. O desafio maior era a natação, que iniciei na piscina e depois migrei pro rio, que é onde a prova acontece e me apaixonei pela experiência. Arranjei uma bicicleta para treinar e, depois de alguns treinos, fiz meus primeiros 50 km. Também procurei assessoria especializada em março, enfim, procurei mesmo dar o meu melhor nos treinos e a expectativa está nas alturas”, destaca.

‘Triathlon Mãe Malvada’

O ‘Triathlon Mãe Malvada’ vale como a segunda etapa do Campeonato Baiano da modalidade e é organizado pela Federação Baiana de Triathlon (Febatri) e pela triatleta Ana Augusta Soares, com o apoio da Agrovale e da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes.

Os competidores se dividem em duas categorias: Olímpico, onde o atleta nada 1.500 metros, pedala 40 quilômetros e corre 10 quilômetros. E a categoria Sprint, destinada à iniciantes, na qual, o atleta nada 750 metros, pedala 20 quilômetros e corre 5 quilômetros.

De acordo com o gestor da Seculte, Sérgio Fernandes, o Mãe Malvada fomenta o desenvolvimento do Vale do São Francisco e faz com que Juazeiro dê um grande salto na área de esportes. “Assim como outros eventos que estamos tendo em julho, como o Portal Zap Open e a Maratona Aquática, que acontecerá dia 16, o Mãe Malvada está levando o nome de Juazeiro para o cenário nacional e internacional. Isso só é possível através da sensibilidade da prefeita Suzana Ramos e da nossa preocupação em investir no esporte, que fomenta o turismo e movimenta a economia”, ressalta o secretário.

—-
Texto: Karem Moraes – Ascom/Seculte/PMJ
Fotos: Marcel Cordeiro/PMJ

Facebook Instagram Youtube