Juazeiro inicia plenárias para discutir políticas públicas de saúde mental

Início Juazeiro inicia plenárias para discutir políticas públicas de saúde mental

Juazeiro inicia plenárias para discutir políticas públicas de saúde mental

Secretaria de Saúde

Autor: Comunicação

Juazeiro inicia plenárias para discutir políticas públicas de saúde mental

04/04/2022 17h51 Atualizado há 12 meses atrás

Começaram nesta segunda-feira (4) as plenárias de Saúde Mental. O evento, que segue até a quarta-feira (6), é organizado pela Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) e pelo Conselho Municipal de Saúde, com a proposta de discutir políticas públicas sobre a saúde mental no município.

Neste primeiro dia, a plenária foi realizada no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infanto-Juvenil. O secretário de Saúde, Fernando Costa, participou da abertura e destacou que esses espaços de discussão são importantes já que decidem sobre os caminhos a serem seguidos a respeito da saúde mental no município. “Essas pessoas têm uma responsabilidade imensa de discutir políticas de saúde mental que vão direcionar qual o caminho que os Caps e a política antimanicomial vão seguir. É um momento decisivo e que precisa ser muito bem aproveitado”, destacou Fernando Costa.

Nesta terça-feira (5) a plenária será realizada no Caps II, que funciona na Rua Aracaju, nº 08, bairro Dom Thomaz, das 8h às 12h. Na quarta-feira (6) será no Caps AD, localizado na Rua Eliseu Martins, bairro Novo Encontro, das 9h às 12h. Segundo a diretora de Saúde Mental da Sesau, Ana Ires Almeida, a participação das pessoas é fundamental. “É um espaço deliberativo para participação popular, organizado a partir dos Conselhos de Saúde e da Secretaria de Saúde, para que a gente possa ouvir o usuário e cuidar da política de saúde a partir das suas necessidades. Então a população pode e deve participar. Este espaço é para a população discutir e trazer propostas”, afirmou.

Seu João da Rocha Braga é avô de um usuário do Caps IJ e fez questão de participar da plenária. “Este momento é sempre muito importante. Apoio qualquer situação da saúde pública. É preciso que se entenda como podemos contribuir para melhoramento de cada ação que deve ser prestado no serviço público”, disse.

No dia 11/04 acontecerá no Colégio Luís Eduardo Magalhães, das 13h às 18h, a quarta plenária visando integração e consolidação das discussões que ocorreram nos espaços realizados nos CAPS, além da eleição dos delegados que representarão o município, na etapa Macrorregional Norte, rumo à V Conferência Nacional de Saúde Mental.

Texto: Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ


Facebook Instagram Youtube