Juazeiro abre 42ª edição dos Jogos Escolares com emoção e boa adesão das escolas

Início Juazeiro abre 42ª edição dos Jogos Escolares com emoção e boa adesão das escolas


Após dois anos sem competições, por conta da pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), deu início à 42ª edição dos Jogos Escolares, nesta sexta-feira (13). Com emoção e adesão de escolas municipais, estaduais e privadas, a abertura oficial do período de competições aconteceu no Estádio Adauto Moraes, importante referência para o esporte no município.

Entre os participantes da cerimônia de abertura, estavam a secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida; o secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Sérgio Fernandes; a diretora de Juventude e Esporte Educacional da Seduc, Carla Luz; o articulador de Educação Física e Esporte Escolar do Núcleo Territorial de Educação (NTE-10), José Carlos Santana, e o vereador Lourival Quirino.

Na ocasião, as 24 escolas participantes desfilaram, realizaram o juramento do atleta, e fizeram o revezamento no estádio com a tocha olímpica, selando a abertura dos jogos com o acendimento da pira. Após o ato simbólico, a secretária Normeide Almeida declarou aberta a 42ª temporada dos Jogos Escolares no município.

“A nossa expectativa é a melhor possível. Iremos realizar os jogos por cerca de 60 dias, período em que teremos competições envolvendo quase todas as escolas de Ensino Fundamental II, tanto alunos do município, quanto do estado, da sede e interior. Isso nos deixa muito felizes, pois a adesão das equipes nas diversas modalidades foi muito boa”, explicou Normeide.

Já o secretário Sérgio Fernandes ressaltou as contribuições dos jogos escolares para a vida dos estudantes. “É muito importante, traz a autoestima do aluno para que ele possa desenvolver essa prática de esportes. Em um momento desse de retorno, pós-pandemia, com certeza será o maior sucesso”, explicou Sérgio.

As competições

No total, 12 modalidades de esporte integram os jogos escolares municipais em 2022. Atletismo, xadrez, judô, natação, tênis de mesa, badminton, voleibol de dupla, handball, futsal, basquete, voleibol 4×4 e futebol society integram a grade de competições, divididas entre individuais e coletivas, contemplando os naipes feminino e masculino, nas categorias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos.

“Os Jogos Escolares desempenham um papel importante na vida dos alunos. O esporte promove saúde, bem-estar e reforça o interesse pela escola, sendo uma ferramenta de transformação social. Após dois anos de pandemia, já percebemos que os estudantes estavam com saudades das competições e isso refletiu na adesão aos jogos. Temos certeza que Juazeiro irá mostrar ainda mais o seu potencial no esporte educacional, tanto no cenário estadual, quanto no nacional”, finalizou Carla Luz.


Texto: Brena Souza – Ascom/Seduc/PMJ
Fotos: Pedro Ângelo/PMJ

Compartilhar