‘Janeiro Branco’: Secretaria de Saúde de Juazeiro realizará ações para reforçar importância dos cuidados com a saúde mental

Início Home ‘Janeiro Branco’: Secretaria de Saúde de Juazeiro realizará ações para reforçar importância dos cuidados com a saúde mental

O mês de janeiro é voltado para os cuidados com a saúde mental. A campanha, conhecida como ‘Janeiro Branco’, faz um alerta à população para prevenção de doenças relacionadas à saúde da mente. A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), irá realizar diversas ações para informar sobre esses cuidados.

Segundo a diretora de Saúde Mental da Sesau, Ana Ires Almeida, é fundamental que o assunto saúde mental seja discutido para que as pessoas procurem ajuda, quando necessário. “A prevenção de adoecimentos e promoção à saúde mental é muito importante, bem como saber a hora de buscar ajuda. Pois, nos primeiros sinais de adoecimento mental, é essencial procurar um profissional de saúde e traçar um plano de cuidados para que esse processo seja realizado de modo tranquilo e que não venha a se agravar”, destacou Ana Ires.

Atenção à saúde mental

Em Juazeiro, o serviço de acolhimento à saúde mental é ofertado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O município possui três unidades: CAPS II, no qual atende adultos em sofrimento mental grave e que funciona na Rua Aracaju, nº 08, no bairro Dom Thomaz; CAPS AD, que cuida de adultos que fazem uso de substâncias psicoativas e que fica na Rua Eliseu Martins, bairro Novo Encontro; e o CAPS Infanto-juvenil, que atende crianças e adolescentes que estejam passando por sofrimento mental ou que fazem uso de substâncias, localizado na Rua Almirante Tamandaré, nº 177, bairro Country Club.

Durante todo o mês, o município está realizando uma programação em alusão ao ‘Janeiro Branco’ com palestras, rodas de conversa, momentos de autocuidado e práticas integrativas em saúde e exercícios laborais. A programação está sendo realizada pelo Núcleo de Humanização e Educação Permanente da Sesau, em parceria com o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) e diretoria de Saúde Mental.

“As ações educativas se fazem necessárias com a comunidade. Falar em saúde mental já foi um tabu e a campanha nacional do ‘Janeiro Branco’ vem quebrando esses preconceitos. Em meio de uma pandemia é que mais precisamos cuidar do nosso emocional, então escolhemos as recepções de locais que têm uma rotatividade de gente, para que a mensagem chegue a mais pessoas”, pontuou a diretora de Educação Permanente e Humanização de Juazeiro, Anne Grazielle Azevedo.

Programação

No próximo dia 10, haverá uma roda de conversa para pacientes do Centro Regional de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (Cerpris) com o tema: “Cuidar da mente é cuidar da vida”, a partir das 8h30. No dia 11, quem estiver aguardando por atendimento na Secretaria Saúde poderá participar de uma roda de conversa com o tema: “Práticas cotidianas de autocuidado em saúde mental”, às 8h30. No dia 14, os profissionais da Maternidade de Juazeiro terão um momento de escuta em grupo com o tema: “O cuidado através da escuta”, acontecerá em dois horários, às 10h e às 20h.

Texto: Aucilania Soares – Ascom/SESAU/PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube