Informatização das UBSs avança em Juazeiro e mais uma unidade do interior é beneficiada com tecnologia para otimizar atendimentos

Início Informatização das UBSs avança em Juazeiro e mais uma unidade do interior é beneficiada com tecnologia para otimizar atendimentos

Após anos aguardando pela informatização da Unidade Básica de Saúde (UBS), a equipe de Capim de Raiz agora vai poder atender à população com mais celeridade. A UBS de Capim de Raiz foi mais uma a ser informatizada pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau).

A UBS de Capim de Raiz foi inaugurada em 2003. A técnica vacinadora da unidade, Jucilene Soares, a Jucinha, se diz muito feliz por presenciar um momento tão aguardado pela equipe. “Isso vai facilitar o nosso trabalho. Há vários anos vinham dizendo que iriam informatizar. Hoje, graças a Deus, estou muito feliz com a informatização da nossa unidade do Capim de Raiz. O secretário de saúde garantiu e cumpriu”, destacou.

A recepcionista da unidade, Aysa Allen, ressalta o quanto a informatização vai otimizar o serviço oferecido pela unidade. “A gente fazia o trabalho manualmente e perdia muito tempo. Agora, com a informatização, a gente vai realizar o agendamento de consulta, fazer o cartão do SUS aqui mesmo em Capim de Raiz. O agendamento de guias de exames vai ser mais rápido. Isso agiliza o atendimento de toda a equipe e vai beneficiar a comunidade local”, disse.

Segundo o diretor de Tecnologia da Informação da Sesau, José Ruan Nascimento, quatro Unidades Básicas de Saúde da zona rural de Juazeiro foram informatizadas este ano. “A expectativa é que até o início do próximo ano, todas as unidades de saúde estejam informatizadas com prontuário eletrônico. Ao todo, temos 38 UBSs informatizadas, no total de 51 equipes, faltando apenas 13 unidades contando com os residenciais, que já estão inclusos no planejamento da informatização”, disse José Ruan Nascimento.

Sistema

O e-SUS AB é um prontuário eletrônico do Ministério da Saúde que registra o atendimento dos pacientes desde a recepção, passando pela sala de vacina até os atendimentos médicos. Com a informatização, a proposta é que as unidades se comuniquem e outros serviços sejam ampliados, como o cadastro e atualização do cartão SUS.

Texto: Amanda Franco –Ascom Sesau PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube