Humanização: Pacientes imunossuprimidos recebem café da manhã após coleta de exame no Lacen em Juazeiro

Início Humanização: Pacientes imunossuprimidos recebem café da manhã após coleta de exame no Lacen em Juazeiro

Os pacientes imunossuprimidos que realizam coleta de sangue para controle viral no Lacen em Juazeiro já saem da instituição alimentados. O café da manhã reforçado é fornecido pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), aos cerca de 60 pacientes que vão ao Lacen na semana.

O secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa, destacou a preocupação da gestão com esses pacientes, que necessitam de uma atenção especial. “Como estes pacientes vêm sem se alimentar, muitos de localidades distantes e até de outros municípios, a gente está oferecendo a alimentação reforçada com suco, frutas e sanduíche para que eles possam sair do Lacen bem dispostos”, destacou Fernando Costa.

De acordo com a gerente do Lacen, Edna Farias, em algumas situações, estes pacientes que fazem controle viral, devido ao jejum, sentiam mal-estar. “Tínhamos pacientes que passavam mal, porque não tomavam café. Mas a Secretaria de Saúde muito sensível com essa situação está acolhendo essas pessoas que após terminarem a coleta, retornam para casa alimentados”, disse Edna.

Uma paciente que está gestante de 6 meses, mora em outro município da Bahia e disse que muitas vezes precisou vir a Juazeiro fazer a coleta sem dinheiro para comprar algo para comer. “A gente já vem de viagem com fome, aproveita e toma café. Tem vezes que venho de onde moro, mal com o dinheiro da passagem, sem tomar café. Muito bom esse café”, disse a paciente.


Texto: Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ

Compartilhar