Homenagens, comercialização, apresentações culturais e reencontros marcam a segunda noite da Feira do Bode de Abóbora

Início Homenagens, comercialização, apresentações culturais e reencontros marcam a segunda noite da Feira do Bode de Abóbora

Homenagens, comercialização, apresentações culturais e reencontros marcam a segunda noite da Feira do Bode de Abóbora

Autor: Comunicação

Homenagens, comercialização, apresentações culturais e reencontros marcam a segunda noite da Feira do Bode de Abóbora

Com uma programação bastante eclética, participativa, inovadora e educativa, a segunda noite da Feira do Bode do distrito de Abóbora, no sábado (12), foi marcada pela valorização aos criadores de bode, aos produtores rurais e aos homens do campo em geral. O evento promovido pela Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura […]

13/11/2022 11h30 Atualizado há 4 semanas atrás


Com uma programação bastante eclética, participativa, inovadora e educativa, a segunda noite da Feira do Bode do distrito de Abóbora, no sábado (12), foi marcada pela valorização aos criadores de bode, aos produtores rurais e aos homens do campo em geral. O evento promovido pela Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), em parceria com a Associação de Desenvolvimento e Ação Comunitária (Adac), Comissão Organizadora do Distrito de Abóbora, e o patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil e Governo Federal, está proporcionando o aquecimento da comercialização, reencontros de gerações e lazer para Abóbora, demais distritos de Juazeiro e cidades circunvizinhas.
Entre uma baia e outra, enquanto os criadores de bode trocavam experiências e comercializavam os seus animais, o público presente compareceu aos stands da feira, oportunidade em que puderam conhecer, degustar e adquirir vários produtos, entre eles, queijos, iogurtes, doces, salgados, licores e cachaças, ovos e hortaliças orgânicas, peças decorativas, artefatos de couro, quadros, redes, colchas de retalhos, roupas, calçados, utensílios para casa, e lógico que não podia falta a tradicional buchada, sarapatel e o delicioso bode assado.
O gestor da Adeap, Assis da Apolo, esteve representando a prefeita Suzana Ramos, oportunidade em que parabenizou a todos que se envolveram para a realização do evento. “Enquanto secretário, para mim é uma honra poder aqui representar a prefeita Suzana Ramos, que não pôde estar presente, mas deu a sua atenção, contribuição, apoio total, e me pediu para levar o seu abraço ao povo de Abóbora, aos criadores, aos produtores, aos expositores, aos órgãos parceiros e a todas as pessoas que trabalharam para o sucesso e valorização da Feira do Bode de Abóbora. O evento está realmente alegre, bonito e maravilhoso, superando todas as nossas expectativas”, frisou Assis.
Integrante da Comissão organizadora de Abóbora, o criador de caprinos leiteiros, Naldo da Silva, falou da relevância do evento e agradeceu à Prefeitura de Juazeiro pela estrutura proporcionada. “A Feira do Bode, é muito mais que troca de conhecimentos, reencontros de amigos e comercialização dos animais, pois também gera o aquecimento das vendas no comércio local nos dias que antecedem o evento, como também nos três dias da programação. Em nome da comissão organizadora e de toda a comunidade de Abóbora, agradeço a prefeitura de Juazeiro pela parceria, apoio logístico e estrutural concedidos para a nossa Feira do Bode“, disse Naldo.
Com o apoio da diretoria e dos professores, os alunos da Escola Manoel de Souza Bonfim deram um show a parte, desde a confecção, exposição e comercialização de produtos que iriam parar no lixo, mas que os mesmos com criatividade fizeram o reaproveitamento, despertando assim nas pessoas o cuidado com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente, como também através da literatura de cordel, fizeram justas homenagens a três personalidades de Abóbora, entre eles, Camilo Borges da Silva, Manoel de Souza Bonfim e Manoel José dos Santos, o ‘Manequinha’. Em sequência, os alunos apresentaram danças indígenas, rodas de saia e de boi-bumbá. O encerramento da programação foi animado pelas apresentações musicais de Altemar Forrozeiro e Mailton do Acordeon.
E não para por aí. Confira toda a programação elaborada para este domingo, último dia da Feira do Bode de Abóbora.
07h – Abertura do Parque;
08h – Puxada do Bode Rei (saindo da escola municipal Manoel Bonfim, até o local da Feira, com a participação dos alunos e do sanfoneiro, Raimundo Preto:
08h30min – Café do Bode com produtores, expositores e parceiros, com a participação do poder público municipal:
08h às 13h – Exposição e comercialização de animais, de artesanatos, de produtos da culinária local e de outros produtos afins e trabalhos tecnológicos;
08h30min-Terceira Ordenha do Torneio Leiteiro;
08h às 09h30min- Inscrição dos animais para o Torneio de Pista (Raças);
09h às 13h –Demonstração da Técnica em Enxertia do Umbuzeiro – Professores:  José Humberto Felix, Ruy Carvalho e Clarismar – UNEB;
09h30min às 12h-Julgamento do Torneio de Pista de Caprinos e Ovinos e entrega da premiação;
13h – Encerramento Oficial da Feira;
13h às 16h30min –Show musical (Creones Safadão);
16h30min às 20h– Show musical (Tarcísio Maia).
Texto: André Calixto – Ascom /PMJ
Fotos: Luan Medrado/PMJ

Facebook Instagram Youtube