Gestores de escolas municipais de Juazeiro que ofertam ‘Técnicas Agrícolas’ participam de momento formativo

Início Gestores de escolas municipais de Juazeiro que ofertam ‘Técnicas Agrícolas’ participam de momento formativo


Gestores, vice-gestores e professores de escolas da rede municipal que ofertam a disciplina de ‘Técnicas Agrícolas’ entre os componentes curriculares, participaram, nesta terça-feira (26), de uma formação promovida pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc). A ação integra as atividades do Programa Despertar, que é desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/BA).

Na reunião, foi discutida uma série de atividades que beneficiarão os estudantes e a comunidade local. O tema norteador do projeto este ano é “Educação Empreendedora e Cooperativismo: Práticas Sociais para a Vida em Comunidade”.

De acordo com Lusilêna Pires, coordenadora de Programas e Projetos Educacionais da Seduc, esse investimento na educação do campo é importante, pois promovendo conhecimento técnico e prático sobre agricultura, empreendedorismo e corporativismo, os jovens cuidarão bem do próprio lugar em que vivem. “Promover esta disciplina nas escolas é essencial para criar cidadãos conscientes e comprometidos com o meio ambiente”, salienta a coordenadora.

Teoria e prática

O professor Carlos Levy, da Escola Municipal Rural de Tempo Integral São José no NH-4, em Itamotinga, desenvolve a chamada ‘horta pedagógica’. “Já estamos produzindo rúcula, coentro, milho. Temos também nosso próprio sistema de irrigação”, explica o professor.

Carlos Levy ressalta que quem faz o plantio e cuidado são os próprios alunos, que se empenham em ajudar. “Em ‘Técnicas Agrícolas’, nós desenvolvemos o que eles já trazem de suas comunidades e das experiências em família. Acredito que esses treinamentos promovidos pela Seduc dão suporte para melhorar ainda mais nosso trabalho com os alunos e com toda a comunidade”, finaliza o professor.


Texto: Elen Victória – Estagiária da Ascom/PMJ

Sob supervisão da Ascom PMJ

Fotos: Pedro Angelo/PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube