Gestão Suzana Ramos impulsionou cultura e turismo com diversas ações inéditas em Juazeiro

Início Gestão Suzana Ramos impulsionou cultura e turismo com diversas ações inéditas em Juazeiro

Gestão Suzana Ramos impulsionou cultura e turismo com diversas ações inéditas em Juazeiro

Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes - SECULTE

Autor: Comunicação

Gestão Suzana Ramos impulsionou cultura e turismo com diversas ações inéditas em Juazeiro

Fortalecer a cultura e a arte de Juazeiro em suas diversas formas é um dos compromissos da gestão da prefeita Suzana Ramos. A prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte) realizou diversas ações que impulsionam a economia, o turismo e o lazer no município em 2022. Em maio, a Prefeitura de Juazeiro […]

09/01/2023 12h09 Atualizado há 4 semanas atrás

Fortalecer a cultura e a arte de Juazeiro em suas diversas formas é um dos compromissos da gestão da prefeita Suzana Ramos. A prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte) realizou diversas ações que impulsionam a economia, o turismo e o lazer no município em 2022.

Em maio, a Prefeitura de Juazeiro foi uma das parceiras no 1º Salão de Turismo do Vale do São Francisco, em Petrolina. Com um stand que apresentava um pouco da história e riquezas locais, a próxima edição, em 2023, acontecerá em Juazeiro. Foi também em maio que foram iniciados os festejos com a valorização de artistas da terra e bandas da região com a comemoração da padroeira de Carnaíba do Sertão.

Mês junino

Já no tradicional mês junino, Juazeiro presenciou uma verdadeira transformação no calendário de festas. Isso porque a prefeita Suzana Ramos lançou o Santo Antônio das Tradições, que vai virar tradição na cidade. Com sucesso de público, a orla da cidade ficou lotada durante três dias. E não parou por aí. O município presenciou um belo concurso de quadrilhas, resgatando a cultura raiz de São João. Já em Juremal, distrito de Juazeiro, a festa junina foi motivo de orgulho para todos que presenciaram e organizaram o evento. A gestão municipal ainda garantiu o apoio a quase 30 comunidades para a realização do São João dos Bairros.

Aniversário da cidade

Inédito no município, a Copa Vela e a Copa Fest também vieram pra ficar. Idealizadora dos dois eventos, a prefeita Suzana Ramos rendeu muitos agradecimentos. “Eu quero agradecer a todos os colaboradores e parceiros da gestão municipal que nos ajudaram a tornar a Copa Vela e Copa Fest não só uma realidade, mas também um grande sucesso! E o agradecimento maior vai para o público, por comparecer, curtir e aplaudir de pé essa realização tão importante para a celebração do aniversário da cidade. O nosso compromisso é com as pessoas e a aprovação do público veio em forma de aplausos e sorrisos”, declarou a gestora.

Ainda durante as comemorações do aniversário de Juazeiro, a prefeitura realizou uma importante intervenção em um dos maiores símbolos do turismo e história da cidade: o Vapor Saldanha Marinho, mais conhecido como Vaporzinho, teve as madeiras trocadas, ganhou nova iluminação, espelho d’água, além do apito e fumaça que remetem ao passado, quando diversas embarcações subiam e desciam o Rio São Francisco.

Em agosto, as riquezas da cidade foram expostas na Praça da Catedral, através do Projeto “Bahia viaja na Bahia”, realizado pela produtora Pau Viola Produções Artísticas e apoio da Prefeitura de Juazeiro, através da Seculte.

Gastronomia

E falar de cultura e turismo é falar também da riqueza gastronômica do município. O Festival Gastronômico ‘Sabores de Juazeiro’, aconteceu em outubro e novembro em parceria com o Sebrae, movimentou os estabelecimentos comerciais com mais de 100 pratos inscritos no evento. O sucesso dessa segunda edição foi tão grande que o Festival já foi incluído no calendário de eventos do município.

Tradição e luz

E o último mês de 2022 não poderia ser mais iluminado. O Festival Edésio Santos da Canção, em sua 24ª edição, foi marcado por muito talento, alegria e festa. Mais de 180 canções inéditas foram inscritas e as selecionadas deram um verdadeiro show na Orla II da cidade. O evento contou ainda com shows de Andrezza Santos, Maciel Melo e João Sereno, além de um dos maiores nomes da MPB, Oswaldo Montenegro.

O “Natal Iluminado”, implantado em 2021, também foi um sucesso no final do ano que passou. Com uma bela decoração, quem passava pela Orla 2 e pelo Vaporzinho, se encantou com as luzes, o presépio, as árvores de Natal e o trenó do Papai Noel que fez a alegria principalmente da criançada. O projeto inédito e autoral, assinado por Devilles Sena, celebrou o nascimento de Cristo e promoveu diversas apresentações culturais.

“Foi um ano de muito trabalho, muito empenho e dedicação pela cultura e o turismo da cidade. E, para 2023 temos muito mais novidades, começando pela volta do Carnaval de Juazeiro e vários outros eventos que irão movimentar a cidade”, promete o gestor da Seculte, Sérgio Fernandes.

—-
Texto: Karem Moraes/ Assessora de imprensa da Seculte


Facebook Instagram Youtube