Gestão Suzana Ramos apresenta resultados promissores da educação em Juazeiro alcançados através de Plano Municipal

Início Gestão Suzana Ramos apresenta resultados promissores da educação em Juazeiro alcançados através de Plano Municipal

Gestão Suzana Ramos apresenta resultados promissores da educação em Juazeiro alcançados através de Plano Municipal

Secretaria de Educação e Juventude - SEDUC

Autor: Comunicação

Gestão Suzana Ramos apresenta resultados promissores da educação em Juazeiro alcançados através de Plano Municipal

Com o objetivo apresentar e discutir os resultados alcançados e consolidados no Documento de Avaliação do Plano Municipal de Educação (PME), a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), reuniu nesta terça-feira (06), na Escola de Formação Continuada de Educadores Parlim (Efep), a equipe técnica de monitoramento e avaliação do PME, […]

07/12/2022 20h30 Atualizado há 2 meses atrás


Com o objetivo apresentar e discutir os resultados alcançados e consolidados no Documento de Avaliação do Plano Municipal de Educação (PME), a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), reuniu nesta terça-feira (06), na Escola de Formação Continuada de Educadores Parlim (Efep), a equipe técnica de monitoramento e avaliação do PME, cumprindo mais uma etapa de apreciação do documento, para a garantia da manutenção do direito à educação de qualidade.

A elaboração do PME se deu através do planejamento conjunto da gestão municipal com a sociedade civil, representada pelo Conselho Municipal de Educação, Associações, Sindicato, diretores de escolas, professores, alunos, universidade, entre outros. O Plano Nacional de Educação, aprovado pela Lei 13.005, de 25 de junho de 2014, estabelece 20 metas projetadas no Plano Nacional de Educação, que visam garantir o direito à educação de qualidade, de forma que o município avance no atendimento educacional, sendo um dos principais instrumentos de política pública do município.

Resultados promissores

Lino Marcos da Silva, presidente do Conselho Municipal de Educação de Juazeiro (CME), e representante das instituições de ensino superior, falou sobre a importância da avaliação e monitoramento do PME para o município. “O Plano Municipal de Educação é um importante documento para a educação local, uma vez que estabelece prioridades e orienta o planejamento das ações educacionais no município. Dessa maneira, o seu monitoramento é fundamental para avaliar o progresso em direção ao alcance das metas estabelecidas, realizando-se a verificação da efetivação, parcial ou total, das estratégias planejadas”, disse Lino.

“Em relação aos resultados do monitoramento deste ano, já podemos apontar, de modo preliminar, que o município de Juazeiro conseguiu progredir em várias metas, ainda que a educação, de um modo geral, tenha sido uma das áreas mais fortemente atingidas pela pandemia da Covid-19. Nesse sentido, podemos citar a qualidade da educação básica no município, medida pelo indicador IDEB, que nos anos iniciais do Ensino Fundamental obteve em 2021 índice superior ao estabelecido pelo PME para o ano em questão”, completou o presidente do CME.

Segundo a superintendente de Gestão Escolar, Programas e Projetos da Seduc, Maria Alexandrina Araújo, o período de vigência do Plano corresponde ao decênio 2015-2025, e a atual gestão municipal tem assumido o compromisso prioritário de manter as atividades e metas propostas atualizadas, tornando a execução do PME cada vez mais eficaz. “O PME é um instrumento definidor de políticas públicas exitosas, e em Juazeiro, a gestão Suzana Ramos tem ampliado o acesso e a melhoria da qualidade da educação municipal, vencendo desafios sempre presentes e cumprindo as metas estabelecidas pelo Plano, suprindo gradativamente, as necessidades educacionais de Juazeiro para ofertar, com qualidade, uma Educação de excelência em todas as etapas e modalidades”, concluiu Alexandrina.

Texto: Camila Santana – Ascom/Seduc/PMJ

Foto 1: Edinázio Dias – Ascom/PMJ


Facebook Instagram Youtube