Finalizado com sucesso o primeiro curso de direção de veículos de emergência para guardas civis de Juazeiro

Início Finalizado com sucesso o primeiro curso de direção de veículos de emergência para guardas civis de Juazeiro

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Juazeiro concluiu com sucesso, neste domingo (3), o curso de capacitação para seu efetivo sobre direção de veículos de emergência. A capacitação – teórica e prática – foi iniciada no último sábado (2), com turmas envolvendo guardas de Juazeiro e outras cidades da região, como Uauá, Senhor do Bonfim e Petrolina, além da equipe da Ronda Maria da Penha (da Polícia Militar). Essa é a primeira vez que a Guarda Civil de Juazeiro recebe este tipo de capacitação.

Durante os dois dias, os guardas aprenderam questões sobre direção defensiva, legislação e outras questões que envolvem a condução de viaturas de emergência, além da parte prática. A capacitação está dentro do objetivo da Prefeitura de Juazeiro, através da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) de capacitar a Guarda Municipal para qualificar os serviços realizados pelo setor na cidade. O curso foi ministrado pelo capitão da Polícia Militar da Bahia, Alden José Lázaro da Silva.

O diretor-presidente da CSTT, Tenório Filho, destaca que a gestão municipal tem o compromisso de continuar reforçando as melhorias em prol da Guarda Civil. “A gestão Suzana Ramos tem um compromisso com a segurança pública do município e não tem medido esforços para amparar a GCM e reforçar as ações em prol da corporação, que desenvolve um trabalho importante no dia a dia da cidade. Estamos buscando novos investimentos e o objetivo é reforçar a estrutura e o trabalho diário das equipes”, enfatizou.

O comandante da GCM de Juazeiro, Gilson Santos, falou sobre a importância do curso para a corporação. “O investimento em qualificação é extremamente importante, por isso, estamos capacitando nosso efetivo com esse treinamento especializado para habilitar o condutor a se proteger sem colocar em risco os demais usuários da via, reduzindo os sinistros que envolvem esses agentes e demais personagens do trânsito. Esse treinamento vai reforçar o trabalho do nosso efetivo nas ações de rotina”, falou Gilson.

Treinamento

O treinamento é uma exigência do Código de Trânsito Brasileiro, que determina que todos os motoristas de veículos de emergência tenham curso de especialização. Durante o curso, os guardas aprenderam sobre a condução de viaturas de emergência, tanto no conceito teórico quanto prático, com a preservação do veículo, sem deixar de oferecer segurança para as pessoas que estão utilizando a via pública, além de preservar a própria vida durante a prestação do atendimento. No curso prático, foi ensinado como realizar manobras, técnicas de frenagem em diversas velocidades, simulação com animais, crianças e pedestres para evitar acidentes, entre outros.

Ascom/PMJ

Fotos: Luan Medrado/PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube