Feira Ecológica movimenta escolas da rede municipal no interior de Juazeiro  

Início Feira Ecológica movimenta escolas da rede municipal no interior de Juazeiro  

Feira Ecológica movimenta escolas da rede municipal no interior de Juazeiro  

Secretaria de Educação e Juventude - SEDUC

Autor: Secretaria de Comunicação - SECOM

Feira Ecológica movimenta escolas da rede municipal no interior de Juazeiro  

04/06/2023 9h00 Atualizado há 4 meses atrás

Com atividades de conscientização ambiental, a Escola Municipal Manoel de Souza Bonfim, e a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Américo Tanury, localizadas no distrito de Abóbora, interior de Juazeiro, realizaram neste sábado (03), uma Feira Ecológica com o tema: ‘Cuidar é preciso’, reunindo comunidade escolar e local, movimentando a localidade com ações que integrou informação, ludicidade e muita diversão. A ação foi promovida pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), em parceria com o Programa Despertar.

Felipe Adriano dos Santos Gonçalves, estudante do 6° ano do Ensino Fundamental, da Escola Manoel de Souza Bonfim, e também, agente do Programa Despertar, falou sobre a programação. “Eu achei tudo uma maravilha. Uma feira muito organizada e realizada com muito esforço do setor pedagógico. Hoje nós produzimos diversos produtos, como sabão líquido e sólido, adubo, e também realizamos o plantio de mudas e sementes, além de aprendermos sobre vários assuntos socioambientais, como energia solar”, disse Felipe.

“Nosso objetivo foi oferecer um sábado letivo diferente, voltado para a culminância das atividades em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente no dia 5 de junho. Hoje nós realizamos uma mostra de todos os trabalhos que foram desenvolvidos a partir da abordagem de temáticas sobre a preservação do planeta, incluindo debates acerca do uso de agrotóxicos e tecnologias. A ideia foi dialogar sobre agricultura sustentável, produzida com técnicas limpas, a exemplo das energias renováveis, mostrando que somos capazes de viver bem, trabalhando em proteção e defesa do meio ambiente, tudo isso aliado a nossas vivências pedagógicas, e ao estímulo do sentimento de pertencimento, reforçando a valorização dos nossos espaços”, explicou Rita de Cássia Cardoso Pereira, coordenadora da Escola Manoel de Souza Bonfim.

O professor de matemática da Escola Manoel de Souza Bonfim, Joabe Rodrigues, comentou sobre o uso das tecnologias na temática trabalhada. “Nós trabalhamos em sala de aula a temática proposta através da Robótica, trazendo informações sobre irrigação inteligente, desenvolvemos motores, sensores e placas solares, que alimentam os motores, para realização da irrigação da plantação de palmas, enquanto os sensores cumprem a função de não permitir que os materiais úmidos voltem a ser irrigados novamente. Hoje na Feira Ecológica, trouxemos materiais que representam as energias renováveis, apresentando placas solares que alimentam a energia da cidade, através de uma maquete que propõe um desenvolvimento futurístico”, concluiu o professor.


O Programa

O Programa Despertar é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/BA), da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB) e do Sindicato dos Produtores Rurais de Juazeiro, que foi abraçado pela Prefeitura de Juazeiro. A iniciativa fomenta nas escolas municipais a valorização do meio ambiente, de forma contextualizada com as unidades de ensino que desenvolvem projetos interdisciplinares na rede municipal de Juazeiro.

 

 

 


Texto: Camila Santana – Ascom Seduc/PMJ


Facebook Instagram Youtube