Estudantes e professores de escola municipal de Juazeiro participam de oficina sobre horticultura e reforçam conhecimentos sobre educação ambiental

Início Estudantes e professores de escola municipal de Juazeiro participam de oficina sobre horticultura e reforçam conhecimentos sobre educação ambiental


Estudantes e professores da Escola Municipal Dom Avelar Brandão Vilela, localizada no bairro João Paulo II, em Juazeiro, participaram nesta quinta-feira (18), de uma oficina sobre “Horticultura como espaço de iniciação científica, empreendedorismo e educação fiscal”, promovida pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Bahia (Senar-BA). A oficina integra as atividades do programa educacional Despertar.

Durante todo o dia, divididos em grupos, alunos e professores participaram de momentos de troca de conhecimento e de prática na horta da escola, que tem grande participação dos alunos em sua manutenção. O professor de Ciências, Rafael de Souza Borges, participou da oficina e destacou a importância de promover o conhecimento sobre educação ambiental para a comunidade e a escola.

“A gente vive e está inserido em um ambiente tecnológico, e essa questão do meio ambiente e o contato direto com a terra vai se perdendo ao passar do tempo, fica mais voltado apenas para os agricultores. Essa é uma prática muito importante porque faz com que a gente possa refletir sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente, afinal de contas precisamos dele para sobreviver”, destacou o professor.

Já o aluno Evaldo Granja, que participou também da construção da horta na escola, destacou o sentimento em continuar participando de iniciativas que fomentam os cuidados com o meio ambiente. “É um sentimento gratificante. Isso pode proporcionar diversos conhecimentos, tanto para nós, quanto para outras pessoas. Eu gostei muito da oficina, realizamos várias atividades como o aprendizado sobre o processo de início do plantio, como isso funciona, até a colheita”, finalizou o estudante.

O Programa

O Programa Despertar é uma iniciativa do Senar, foi abraçado pela Prefeitura de Juazeiro e fomenta nas escolas municipais a valorização do meio ambiente, de forma contextualizada com as unidades de ensino que desenvolvem projetos interdisciplinares na rede municipal de Juazeiro.

Texto: Brena Souza – Ascom/Seduc/PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube