Equipe da Prefeitura de Juazeiro participa de reunião para elaboração do Plano de Contingência do município

Início Equipe da Prefeitura de Juazeiro participa de reunião para elaboração do Plano de Contingência do município

A Prefeitura de Juazeiro, através da Defesa Civil, recebeu, nesta quarta-feira (16), a equipe da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec). A visita do Órgão teve como objetivo orientar a produção do Plano de Contingência (PLANCON) do município. Determinado pela Lei n° 12.608/2012, o documento estabelece antecipadamente todas as medidas que deverão ser tomadas em uma situação de desastre.

O coordenador da Defesa Civil de Juazeiro, Ramiro Cordeiro, falou sobre a importância de elaborar o documento e sobre a visita da equipe estadual. “Para nós é uma satisfação receber a equipe da Sudec em Juazeiro e poder contar com a sua expertise na elaboração do Plano de Contingência de Juazeiro que já vinha sendo construído em diversos aspectos, desde o início da gestão da prefeita Suzana Ramos”, declarou Ramiro.

O superintendente da Sudec, Paulo Sérgio Luz, detalhou o plano. “A Lei determina que os municípios precisam ter o seu Plano de Contingência e a Defesa Civil Estadual apoia os municípios na elaboração desse plano. Assim, caso ocorra qualquer evento adverso, o Plano prevê quem são as pessoas que vão trabalhar, quais são as secretarias e serviços, escolas que irão abrigar as vítimas do possível desastre, etc. Tudo deve ser relacionado, bem como as áreas passíveis de alagamentos, inundações, rompimento de barragem ou seca, por exemplo”, explicou.

A reunião também contou com a participação do Major João Daniel Couto e o Aspirante Assis, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.

Texto: Eneida Trindade – Ascom/PMJ

Compartilhar

Facebook Instagram Youtube