Equipamentos de saúde de Juazeiro vão receber médicos residentes em Ginecologia e Obstetrícia

Início Equipamentos de saúde de Juazeiro vão receber médicos residentes em Ginecologia e Obstetrícia

Equipamentos de saúde da Prefeitura de Juazeiro (Sesau), a exemplo da Maternidade e da Policlínica Municipal, funcionarão como espaços para a especialização de médicos residentes na área de Ginecologia e Obstetrícia. O programa foi aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) e faz parte das ações realizadas pela parceria entre Secretaria de Saúde (Sesau) e Faculdade de Medicina Estácio-IDOMED de Juazeiro.

Os médicos residentes irão circular em toda a rede de saúde, desde a atenção primária até a rede especializada, recebendo as qualificações sobre a saúde da mulher. Segundo o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa, essa residência em Ginecologia e Obstetrícia é uma novidade no município e um importante ganho para a população. “Juazeiro e os serviços que são de atendimentos à saúde da mulher vão ganhar tanto, porque vão ter mais profissionais atendendo essa parcela, como também pela qualidade e pela preocupação científica. Importante destacar também que os espaços serão ocupados por pessoas que conhecem o cenário do próprio município”, disse o secretário Fernando Costa.

O Programa de Residência Médica em Obstetrícia e Ginecologia tem duração de três anos. Segundo o coordenador do curso de Medicina da Estacio-IDOMED, Alvaro Pacheco, os médicos residentes circularão por toda a rede, supervisionados por especialistas da área. “Eles vão atuar na Maternidade fazendo ambulatórios, plantões, exames de ultrassonografia em Ginecologia e na área de Medicina Fetal, aprender e realizar procedimentos cirúrgicos como histerectomia e laqueadura tubária, dentre outros. É uma gama de ações que eles vão vivenciar nesses três anos. Nós temos uma segurança muito grande de que vamos oferecer uma formação de qualidade, porque temos uma rede que, além de ser bem estruturada, vai receber alguns investimentos, tanto para qualificar os serviços, quanto para qualificar os profissionais que atuam nela”, destacou Alvaro Pacheco.

Os dispositivos da Secretaria de Saúde foram vistoriados pelo MEC, o qual analisou cada local, desde a infraestrutura até a formação do corpo clínico do serviço. “Essa aprovação pelo MEC da Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia mostra a qualidade do serviço da saúde na área de ginecologia e Obstetrícia que oferecemos. Todos os profissionais que entrarão na residência são formados como médicos e vão passar pelo período de formação, acompanhados pelo nosso corpo clínico, extremamente habilitado para a realização dessa residência”, destacou o superintendente da Atenção Especializada da Sesau, Eduardo Rafael Sousa Neto.

Residência Médica da Família e Comunidade

Além da Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia que vai ser iniciada, Juazeiro já possui credenciamento para a Residência Médica da Família e Comunidade desde 2017. Atualmente, já existem 11 médicos residentes em Medicina de Família. “O médico residente quanto está dentro do serviço acaba ajudando a qualificar esse serviço. Os serviços que têm residência médica são serviços de melhor qualidade. Outro aspecto é que formamos especialistas dentro da nossa própria rede, conhecendo as nossas características sociais e epidemiológicas”, disse a coordenadora da Comissão da Residência Médica de Juazeiro, Allana Moreira Silva Freire de Carvalho.

Texto: Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ

Fernanda Barros- Secretária de Comunicação PMJ

Compartilhar